Scholz garante a Zelensky que não haverá “paz ditada” por Putin

O chanceler alemão garantiu esta terça-feira que não haverá “nenhuma vitória militar, nenhuma paz ditada” pelo Presidente russo, na guerra contra a Ucrânia, numa conferência internacional realizada em Berlim onde participu Volodymyr Zelensky.

“Promover esta consciência é o que estea em causa na cimeira de paz que se realiza este fim-de-semana na Suíça”, afirmou Scholz, ladeado pelo presidente ucraniano, acrescentando que os aliados apoiarão a Ucrânia “durante o tempo que for necessário”.

Ao abrir os trabalhos da conferência Scholz instou os aliados ocidentais a reforçarem as defesas aéreas da Ucrânia, que são extremamente necessárias face aos bombardeamentos russos. 

Anunciou ainda que a Alemanha decidiu entregar, neste contexto, um terceiro sistema de defesa antiaérea Patriot e Iris-TSLM, tanques com armamento antiaéreo Gepard, mísseis e munições de artilharia, explicando que  “a melhor reconstrução é aquela que não tem que ser feita de todo”. 

O Banco Mundial estima que serão necessários 500 mil milhões de dólares ( cerca de 465.200 milhões de euros) para reconstruir a Ucrânia nos próximos dez anos.