Secretário de Estado dos EUA é recebido em Londres
Antony Blinken viajou até Londres para discutir sobre o Médio Oriente e a Ucrânia com o homólogo, David Lammy, antes de uma visita aos EUA do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na sexta-feira.
A deslocação acontece uma semana depois de o Reino Unido ter endurecido a posição em relação a Israel ao suspender parte das licenças de exportação de armas para Israel, invocando o “risco” de estas serem utilizadas em violação do direito internacional em Gaza.
O governo trabalhista também abandonou os planos iniciados pelos conservadores para contestar o pedido do Tribunal Penal Internacional (TPI) de um mandado de captura internacional contra o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu.
Os Estados Unidos evitaram criticar o aliado nas duas ocasiões, vincando que fazem avaliações diferentes e que mantêm o apoio a Israel.
Além da crise no Médio Oriente, o apoio à Ucrânia e a tensão no Indo-Pacífico dominaram o encontro na terça-feira entre Blinken e Lammy, que discutiram questões relacionadas com defesa, segurança e ambiente.
Blinken é o mais alto funcionário norte-americano a visitar o país desde que o Partido Trabalhista de Keir Starmer ganhou as eleições de Julho, pondo fim a 14 anos do Partido Conservador no poder.