Segunda onda de Covid em New Jersey pode atingir os 5 mil doentes hospitalizados até ao Dia de Ano Novo
Uma segunda onda do coronavírus em New Jersey pode atingir um pico de cerca de 5.400 novos casos por dia até aos últimos dias de Dezembro e quase 5.000 pacientes hospitalizados até ao Dia de Ano Novo, presumindo-se que os residentes prestem atenção aos avisos para abrandar a propagação do vírus.
O modelo é considerado um resultado “moderado” que inclui pressupostos para um “distanciamento social significativo, com o uso de máscaras e características uniformes de propagação sem incidentes de super propagação”, de acordo com o Gabinete de Inovação do Gov. Phil Murphy. Qualquer mudança de comportamento, para o bem e para o mal, pode levar a um resultado correspondente.
A previsão mostra que podem ser atingidos os 5.600 novos casos diários em 20 de Dezembro, antes de diminuir gradualmente ao longo dos meses de Inverno. Novos casos diários não desceriam abaixo dos 2.000 até ao início de Março.
New Jersey tem reportado nos últimos dias cerca de 4 mil casos diariamente o máximo desde que o surto começou em Março, embora a escassez de testes na Primavera provavelmente subcontou a extensão do surto inicial. Os quase 4.000 casos reportados diariamente também podem reflectir alguma flutuação nos relatórios diários esperados do feriado de Acção de Graças e atrasos na recepção dos resultados. A média de sete dias para novos casos aumentou para a média de 4 mil, quase o mesmo que há uma semana, mas 150% maior do que há um mês.
As hospitalizações atingiriam quase 5.000 doentes no Dia de Ano Novo e não desceriam abaixo dos 3.000 doentes em qualquer dia até Março. Os aumentos nos pacientes que procuram cuidados hospitalares para o COVID-19 normalmente seguem uma a duas semanas após um grande pico nos casos. O pico incluiria cerca de 1.000 pessoas nos cuidados intensivos ou críticos e mais de 600 em ventiladores, de acordo com o modelo.
Murphy expressou a preocupação de que um aumento constante de internamentos possa stressar o sistema de saúde.
O pico do Dia de Ano Novo nas hospitalizações coincide com uma projecção de quase 50.000 casos activos do coronavírus nessa altura.
O modelo moderado é apenas um cenário de possíveis resultados.