SELECÇÃO ALEMÃ: Hans-Dieter Flick demitido após derrota por 4-1

Hans-Dieter Flick foi despedido do cargo de seleccionador da Alemanha, anunciou hoje Federação Alemã de Futebol (DFB), um dia depois da goleada caseira sofrida pelos anfitriões do Euro-2024 num duelo particular frente ao Japão (4-1).

“A assembleia de accionistas e o conselho fiscal da DFB decidiram hoje, por sugestão do presidente federativo, Bernd Neuendorf, dispensar o seleccionador nacional Hansi Flick e os assistentes técnicos Marcus Sorg e Danny Röhl das respectivas funções com efeitos imediatos”, informou o organismo, em comunicado publicado através do seu sítio oficial.

Hans-Dieter Flick, de 58 anos, abandonou o multicampeão nacional Bayern Munique em 2021 para suceder a Joachim Löw, que tinha coadjuvado na selecção ‘AA’ da Alemanha, entre 2006 e 2014, num período abrilhantado pela conquista do Mundial2014, no Brasil.

“Os comités concordaram que a selecção necessita de um novo impulso após os recentes resultados decepcionantes. É preciso olhar para o próximo Euro2024 com um espírito de optimismo e confiança no nosso país. Pessoalmente, é uma das decisões mais difíceis do meu mandato até agora. Aprecio ‘Han-si’ e os seus adjuntos, mas o êxito desportivo é a principal prioridade da DFB. Portanto, a decisão era inevitável”, vincou Bernd Neuendorf, numa altura em que restam nove meses para o principal torneio continental de selecções.

Flick ainda resistiu à segunda eliminação consecutiva da Alemanha na fase de grupos do Mundial, ao ficar atrás de Japão e Espanha na edição de 2022, disputada no Qatar, mas sai ao fim de apenas uma vitória nos seis embates particulares realizados durante 2023.

Depois de ter batido o Peru (2-0) no papel de anfitriã, a ‘mannschaft’ cedeu em casa com Bélgica (2-3), Colômbia (0-2) e Japão (1-4) e na visita à Polónia (1-0), orientada pelo ex-seleccionador português Fernando Santos, empatando ainda na recepção à Ucrânia (3-3).