Senador Republicano Tim Scott apresenta candidatura à presidência dos Estados Unidos
O senador Republicano Tim Scott apresentou na passada 2.ª feira a candidatura à Casa Branca, dizendo-se preparado para derrotar nas primárias do seu partido o ex-presidente dos EUA Donald Trump e o governador da Florida, Ron DeSantis.
Scott – único senador negro do Partido Republicano, eleito pela Carolina do Sul, e considerado uma das principais figuras em ascensão entre os conservadores – já apresentou a documentação necessária à Comissão Eleitoral Federal, aumentando a lista de candidatos às primárias.
No seu primeiro comício, na Charleston Southern University, na Carolina do Sul, Scott relembrou as suas origens humildes, sublinhando que os Estados Unidos são o país onde “uma criança criada na pobreza por uma mãe solteira” pode um dia ser presidente.
Apesar de estar atrás de Trump e de DeSantis nas sondagens, os principais financiadores do Partido Republicano parecem acreditar que este senador fará o seu caminho, levando-o a já ter conseguido arrecadar mais de 20 milhões de euros em donativos.
Scott foi reeleito para o seu cargo no Senado em novembro passado, com quase 70% dos votos nas eleições intercalares, o que parece tê-lo motivado a dar o ‘salto’ para a corrida presidencial.
De acordo com as sondagens, o principal candidato a representar os interesses Republica-nos nas eleições de no-vembro de 2024 é o ex-Presidente Trump, com quem Scott não mantém uma relação cordial.