Só sete dos 45 ocupantes da Casa Branca visitaram Portugal

Muito embora Portugal tenha reconhecido os Estados Unidos como nação autónoma em 1791, apenas sete ocupantes da Casa Branca fizeram visitas oficiais a território nacional. Dos sete, três estiveram apenas nos Açores.

 O primeiro presidente norte-americano a pisar solo português foi o republicano Dwight D. Eisenhower; o 34.º ocupante da Casa Branca esteve em Lisboa dois dias, a 19 e 20 de Maio de 1960, para uma visita de estado. Foi recebido no aeroporto da Portela pelo seu homólogo português, Américo Tomás, e também esteve com o chefe dos governo, António Salazar.

Dwight Eisenhower foi o primeiro presidente norte-americano a visitar Portugal – em 1960; aqui à chegada a Lisboa, recebido por Américo Tomás

 Mais de uma década depois, o também republicano Richard Nixon seria o próximo presidente dos Estados Unidos a ir a Portugal. Aliás, o 37.º presidente é mesmo o único – à data – que esteve duas vezes em território nacional e sempre nos Açores, mais propriamente na Terceira, indo à Base das Lajes. Na primeira deslocação, em 1971, esteve a 13 e 14 de Dezembro no arquipélago, para conversações com o presidente francês Georges Pompidou e o primeiro-ministro Marcelo Caetano. Nixon iria novamente às Lajes em 1974, onde esteve de 18 a 19 de Junho, para um encontro com o presidente António de Spínola.

 Jimmy Carter foi o primeiro democrata na Casa Branca a deslocar- se a Portugal. Esteve apenas um dia em território nacional, a 26 de Junho de 1980, em visita oficial, onde foi recebido tanto pelo presidente Ramalho Eanes como pelo primeiro-ministro Sá Carneiro.

 Cinco anos depois, era o republicano Ronald Reagan quem aterrava em Lisboa para uma visita de estado. O 40.o presidente norte-americano esteve três dias em Portugal, de 8 a 10 de 1985; teve encontros com o presidente Eanes e o primeiro- ministro Mário Soares e fez ainda uma intervenção na Assembleia da República.

O presidente Ronald Reagan em 1985 na sua única viagem a Portugal com o presidente Ramalho Eanes no Palácio da Ajuda

 Quinze anos depois, o democrata Bill Clinton vai a Portugal no âmbito de uma cimeira EUA/Europa, onde está de 30 de Maio a 1 de Junho. Parte do programa oficial da visita, onde foi recebido pelo presidente Jorge Sampaio, incluiu uma cerimónia na Torre de Belém.

 A 16 de Março de 2003, o republicano George W. Bush atravessa metade do Atlântico para ir à Base das Lajes resolver a invasão a Bagdade. Na Terceira, o 43.o ocupante da Casa branca tem à sua espera o primeiro- ministro britânico, Tony Blair, e o seu homólogo português, José Manuel Durão Bar-roso.

George W. Bush em 2003 com os primeiros-ministros de Portugal, Inglaterra e Espanha na Base das Lajes, Açores

 O democrata Barack Obama foi o último presidente norte-americano a visitar Portugal. Acompanhado de sua mulher, Michele Obama, deslocou-se a Lisboa para a Cimeira da NATO, que decorreu de 19 a 20 de Novembro de 2010.