SONO: Tensão anormal associada a doenças cardíacas

Investigadores dos Estados Unidos revelaram que as pessoas que sofrem de tensão arterial elevada enquanto dormem são mais propensas a sofrer de doenças cardiovasculares.

O estudo mediu os níveis diurnos e nocturnos de tensão arterial de 6.359 doentes através de monitores em casa dos participantes. 

A tensão arterial foi medida durante as actividades diárias e o sono durante pelo menos 24 horas de cada vez, e os dados do dispositivo foram descarregados periodicamente numa clínica de cuidados de saúde. 

Os investigadores destacaram que quase metade dos participantes no estudo eram homens, e mais de metade tinham mais de 65 anos de idade. 

Todos os doentes tinham pelo menos um factor de risco cardiovascular, e três quartos destes estavam a tomar medicamentos para a tensão arterial. 

Nenhum dos participantes tinha uma doença cardiovascular sintomática quando o estudo começou.

Os participantes do estudo foram instruídos a descansar ou dormir durante a noite e a manter as suas actividades habituais durante o dia, sendo estes eventos auto-relatados pelos participantes num diário. 

A investigação verificou que quase todos os participantes registaram 20 medições de tensão arterial automatizadas durante o dia e sete durante a noite, sendo que para determinar as medições nocturnas, os doentes auto-relataram as horas em que adormeceram e acordaram.

Os investigadores analisaram as taxas de eventos de doenças cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos, AVC, insuficiência cardíaca e morte, entre os doentes, sendo que estes experienciaram um total de 306 eventos cardiovasculares, incluindo 119 AVC, 99 diagnósticos de doença arterial coronária e 88 diagnósticos de insuficiência cardíaca.