SPORT NEWARK & BEIRA MAR: Levantada bandeira da solidariedade, desta feita a favor do murtoense Zacarias Barbosa
No sábado, 15 de Outubro, Frank Barbosa, presidente do Sporting Club Marítimo, Vítor Vieira, presidente do Sport Newark & Beira Mar Clube, o vereador Michael Silva e outros amigos de Zacarias Barbosa, realizaram uma festa beneficente no Sport Newark & Beira Mar, com o objectivo de angariar fundos necessários para a aquisição de uma prótese para a sua perna para que ele possa caminhar e ter uma vida mais confortável.
O valor arrecadado também será usado para pagamento de outras despesas hospitalares, que o seu seguro não cobre na sua totalidade.
A festa contou com mais de uma centena de convidados que foram ajudar o amigo e saborearam uma deliciosa caldeirada de enguias. O “Valença” Restaurante ofereceu um suculento leitão assado e também muitas outras prendas foram arrecadadas para as rifas
Zacarias Barbosa nasceu na Murtosa e chegou aos Estados Unidos a meio da década de 70.
Aqui conseguiu realizar o sonho americano, sempre envolvido com o trabalho, conseguiu formar uma linda família e, através de sua simpatia e honestidade, conquistou grandes amigos, principalmente no Clube Sporting Marítimo Murtoense, do qual até hoje faz parte da direcção.
Há mais ou menos 15 anos, Zacarias começou a sofrer de diabetes e as coisas foram se complicando até começar a ter sérios problemas de circulação em sua perna direita. Recentemente, foi internado no Overlook Medical Center de Summit com dores insuportáveis.
No seu diagnóstico, foi detectado que uma terrível bactéria havia se infiltrado no seu sangue e era resistente a todos os antibióticos disponíveis. Começaram a aparecer bolhas por toda extensão da sua perna e a dor aumentava cada vez mais. Foi então que o médico o procurou e deu-lhe a trágica notícia. A única opção, seria amputar a sua perna. Foi uma decisão muito difícil, pois não havia muito tempo para pensar, era somente ele e o médico que aguardava ansiosamente pela sua resposta. Era a única forma de continuar a viver, pois caso ele não autorizasse a amputação, poderia morrer em poucas horas. Era amputar ou morrer!
A cirurgia foi realizada com sucesso e a bactéria foi eliminada com a sua perna.
Apesar de todas as dificuldades de locomoção, Zacarias agora passa bem, sem as dores que lhe tiravam o fôlego.
Durante o jantar, ele fez um discurso emocionado de agradecimentos relatando o seu sofrimento e referindo os seus amigos como uma grande família que conquistou neste país.