SPORTING: Amorim aconselha acompanhamento psicológico
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, aconselhou segunda-feira todas as pessoas, incluindo os jogadores de futebol, a serem acompanhados por um psicólogo, que “é como se fosse um fisioterapeuta”, segundo o técnico do clube de Alvalade.
“Toda a gente deve utilizar, principalmente no mundo actual, onde temos bastantes desafios em todos os sentidos. E os jogadores, com a exposição que têm, com as redes sociais, acho que é importante todos os jogadores terem esse apoio”, atirou o técnico, em conferência de imprensa, em Alcochete.
Amorim foi confrontado com notícias de que Paulinho terá recorrido a apoio psicológico para superar alguns maus momentos vividos no clube e não revelou se o avançado “o fez ou não”, porque “é uma coisa particular dele”, mas frisou que “se o fez, fez muito bem”.
“Todos os jogadores devem ter esse acompanhamento. Porque é mais um acompanhamento nu-ma profissão que é muito exigente e, para além do jogador, há a vida do jogador. E como vimos, muito relacionado com este Mundial [do Qatar], essa parte mental é muito importante”, concluiu.
Pelo meio, revelou ainda que também recorreu a esse tipo de ajuda no início da sua carreira de treinador e frisou a importância de contratar profissionais devidamente qualificados para exercerem essas funções.
“Eu diria a todos os meus jogadores que devem procurar esse apoio de pessoas qualificadas. Hoje em dia é tudo um bocadinho ‘coach’ [aconselhador], estou a falar de psicólogos, de pessoas que estudaram anos e percebem realmente do assunto”, vincou.
O técnico abordou a importância do acompanhamento psicológico para os jogadores na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Marítimo, da Taça da Liga.
A equipa de Rúben Amorim tem o apuramento para os quartos de final da competição praticamente garantido, mas procura alcançar cinco vitórias consecutivas pela primeira vez na época de 2022/23, na qual está a fazer um campeonato abaixo das expectativas.
Na I Liga, que retomam no final do mês, os ‘leões’ seguem em quarto lugar, atrás de Benfica, FC Porto e Sporting de Braga, a 12 pontos do clube da Luz, que lidera a classificação, com 37 pontos.