SPORTING BICAMPEÃO: O primeiro bicampeonato em 71 anos
O Sporting conquistou sábado o primeiro bicampeonato de futebol em 71 anos, numa 34.ª e última jornada da 91.ª edição da I Liga marcada pela qualificação europeia do Santa Clara e pelas descidas imediatas de Farense e Boavista.
Dependentes apenas de si para revalidarem o ceptro logrado em 2023 /24 e chegarem ao 21.º título, os ‘leões’ bateram em casa o Vitória de Guimarães (2-0), que foi ultrapassado pelo Santa Clara no quinto lugar, de acesso às rondas preliminares da Liga Conferência.
O quinto tento na prova de Pedro Gonçalves (55 minutos), regressado à competição em Abril, após cinco meses de paragem por lesão, e o 39.º do sueco Viktor Gyökeres (82), melhor marcador pela segunda época consecutiva, desencadearam a festa em Alvalade.
Instrumental na equipa treinada por Rui Borges, Gyökeres, de 26 anos, somou mais 10 golos do que na edição anterior e reforçou a liderança isolada da Bota de Ouro europeia, agora com 2,5 pontos de avanço face ao francês Kylian Mbappé, do campeão europeu e ‘vice’ espanhol Real Madrid, e ao egípcio Mohamed Salah, do campeão inglês Liverpool.
Depois de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas, pontuadas pelo ataque mais eficaz (88 golos apontados) e a defesa menos batida (27 sofridos), o Sporting selou o primeiro lugar, com 82 pontos, contra 80 do Benfica, segundo colocado, que entrou na ronda final com hipóteses de se sagrar campeão, mas empatou na visita ao Sporting de Braga (1-1).
Partindo com remotas hipóteses de suplantarem o FC Porto rumo ao pódio, os minhotos ainda estiveram na frente, graças ao golo do uruguaio Rodrigo Zalazar (24 minutos), de penálti, com o grego Vangelis Pavlidis (63) a igualar pelos ‘encarnados’, que passaram a alinhar contra 10 aos 66, devido à expulsão com duplo cartão amarelo de João Moutinho.
O Sporting de Braga foi quarto, com 66 pontos, e repetiu a posição de 2023/24, tal como Sporting, Benfica e FC Porto, terceiro, com 71, e vitorioso na recepção ao Nacional (3-0), resolvida por Francisco Moura (minuto um), o espanhol Samu (69), de penálti – igualou Pavlidis no segundo posto dos ‘artilheiros’, com 19 tentos – e o jovem Rodrigo Mora (83).