SPORTING: ‘Bis’ de Pedro Gonçalves deu vitória aos ‘leões’
Dois golos de Pedro Gonçalves e outro de Matheus Nunes deram sábado a vitória ao Sporting (3-0) na recepção ao Rio Ave, em jogo da segunda jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Pedro Gonçalves inaugurou o marcador, aos 36 minutos, e selou-os, aos 75.
Matheus Nunes, aos 67, também fez o gosto ao pé.
Na ronda inaugural da I Liga, Sporting e Rio Ave não conseguiram estrear-se com vitórias.
Os vice-campeões nacionais empataram com o Braga, por 3-3, enquanto os vilacondenses saíram derrotados na recepção ao Vizela (1-0).
Ainda antes de o jogo começar, o minuto de silêncio em homenagem a Fernando Chalana transformou-se numa monumental salva de palmas no Estádio José Alvalade, sinal de reconhecimento e admiração pela personalidade e postura do ex-futebolista do Benfica falecido esta semana.
O último triunfo do Sporting em Alvalade frente ao Rio Ave remontava à temporada 2018/19 (3-0). Desde então perdeu por duas ocasiões em 2019/20, uma delas para a Taça da Liga, e empatou em 2020/21 (1-1), época em que os forasteiros desceram para a II Liga.
No sábado, o Rio Ave acabou por ser uma presa demasiado fácil para um Sporting, que sem ter feito um jogo brilhante, chegou para a encomenda.
Contudo ficou claro que a formação de Alvalade tem de melhorar (muito) no capítulo da decisão e no da finalização, já que terminou o jogo com 20 ocasiões de golo e apenas 6 enquadradas.
‘Destaco a concentração’
Rúben Amorim, treinador do Sporting, afirmou no final do jogo: “Acima de tudo destaco a concentração que os jogadores tiveram desde o primeiro minuto até ao fim do jogo. Mesmo nas poucas bolas paradas que tivemos, chegamos muito cedo e fomos ao pormenor das coisas. Quando eles estão concentrados, são uma equipa difícil de bater e é difícil criar-lhes problemas.”
“O Neto aumenta a agressividade e concentração e isso vem da experiência. Acho que foi uma vitória muito boa. Três pontos, a sensação de ganhar jogos é muito boa, estamos habituados e é seguir para o próximo. O Paulinho é sempre mais uma opção, não me deixa descansado, podemos jogar de formas diferentes com Paulinho ou sem Paulinho”, prosseguiu.
“Eles deram bons sinais, mas contou para este jogo. Tenho noção das diferenças que vamos encontrar no Dragão, é um mundo completamente diferente. Não fico descansado nem preocupado, vamos jogar de outra forma, mas sempre com a nossa ideia de jogo”, disse ainda.