SPORTING DE BRAGA, 3 — AEK, 0: Minhotos oferecem vitória folgada a adeptos
O Sporting de Braga começou ontem da melhor forma o grupo G da Liga Europa de futebol, ao vencer folgadamente o AEK Atenas por 3-0, em jogo que marcou o regresso de público ao recinto bracarense.
Na primeira partida com espectadores, no Estádio Municipal de Braga (2.196), após a interrupção das competições, em Março, por causa da pandemia de covid-19, e 54 anos depois da estreia nas competições europeias precisamente diante do AEK Atenas, o Sporting de Braga venceu com inteira justiça por 3-0, com golos de Galeno (44 minutos), Paulinho (78) e Ricardo Horta (88), e lidera, com o Leicester (que bateu o Zorya também por 3-0), o grupo G.
Os ‘arsenalistas’ entraram muito dominantes e a pressão da equipa orientada por Carlos Carvalhal chegou a ser asfixiante, para o que contribuía, também, uma gritante falta de capacidade técnica do AEK na primeira fase de construção.
No final do encontro, Carlos Carvalhal, treinador do Sporting de Braga, afirmou: “Creio que sim [o resultado é justo]. O facto de termos ganhado 3-0 não quer dizer que o jogo tenha sido fácil. Poderíamos ter atingido estes números mais cedo. A cadência de oportunidades foi grande para aquilo que têm sido os jogos do AEK. Já tiveram bastantes ‘clean sheets’ [jogos sem sofrer golos]. É uma equipa que defende com muitos jogadores e não permite transições. Antecipámos que vinham com uma linha de cinco [defesas]. Para a forma como eles jogam, tivemos muitíssimas oportunidades. Tivemos as suficientes para conseguir o resultado mais cedo. Fizemos uma exibição de grande poder.”