SPORTING: Erro de Neto e coesão de madeirenses afastam ‘leões’ da Taça de Portugal
O Marítimo eliminou segunda-feira o Sporting da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-0, no Funchal, jogo marcado por um erro do central Neto e em que os ‘verde e brancos’ falharam na definição das jogadas.
A eliminatória começou a ficar definida aos 68 minutos, quando o avançado brasileiro Rodrigo Pinho, aparentemente de saída para o Benfica, colocou os insulares na frente do marcador, jogador que, aos 79 minutos, assistiu o defesa-central e seu compatriota Léo Andrade para o 2-0, sentenciando o jogo.
A equipa ‘verde-rubra’ teve o mérito de se ter mantido sempre coesa a defender, suportando o caudal de jogo ofensivo do Sporting e de, na altura certa, aproveitar um erro grave do jogador supostamente mais experiente do adversário para marcar.
Esse foi o momento capital do jogo, quando Neto fez um passe ‘suicida’ para a zona central na tentativa de endossar a bola para Palhinha, mas este saiu-lhe com a força e a direcção completamente erradas e permitiu ao Marítimo uma situação de contrapé que apanhou a defesa contrária toda descompensada.
Faltavam pouco mais de 20 minutos para o final da partida, numa altura em que o Sporting tinha voltado a mandar no jogo, depois de uma quebra de intensidade no início da segunda parte, e a pressionar um Marítimo cada vez mais a defender com o bloco mais baixo, com as linhas mais juntas, e a tentar sair pela certa em lances de contra-ataque.
Os madeirenses ainda chegaram ao segundo golo, aos 79 minutos, por Léo Andrade, na sequência de um pontapé de canto em que o central da casa aproveitou um desvio ao primeiro poste para encostar a bola para o fundo das redes, dando o golpe fatal nas aspirações de Rúben Amorim, que tinha lançado a ‘artilharia pesada’ minutos antes, fazendo entrar os habituais titulares Pedro Gonçalves, Sporar, João Mário e Pedro Porro.