SPORTING: ‘Leões’ arrancam nova época com muitas indefinições
O Sporting, vice-campeão português de futebol, iniciou segunda-feira a pré-temporada 2022/23 com apenas, para já, uma ‘cara’ novo no plantel, o holandês St. Juste, e ainda com muitas indefinições, sobretudo na zona do meio-campo.
No regresso ao trabalho na Academia de Alcochete, o técnico Rúben Amorim não deverá contar ainda com os internacionais, que terão direito a mais uns dias de férias por terem estado ao serviço das respectivas selecções, e terá algumas decisões para tomar, sobretudo com os jogadores que passaram a última temporada emprestados e outros que, vindo da formação, tentam ganhar espaço na equipa principal.
Para já, a grande novidade será Jeremiah St. Juste, defesa central holandês que passou as últimas três temporadas no Mainz, da Alemanha, embora em 2021/22 tenha participado em poucos jogos devido a um problema num ombro.
O jogador, de 25 anos, que, por ser para já a única contratação para a nova temporada, promete ser a grande ‘atracção’ do primeiro dia de trabalho dos ‘leões’, foi formado no Heerenveen e passou ainda pelo Feyenoord antes de rumar à Alemanha.
Nos primeiros dias, é quase certo que o St. Juste ainda não terá companhia de figuras como o capitão Sebastián Coates (Uruguai), assim como os médios Matheus Nunes e João Palhinha (ambos Portugal), todos devido a terem terminado a última época mais tarde, por terem estado ao serviço das respectivas selecções nacionais.
Nunes e Palhinha aparecem mesmo com as principais dúvidas no novo plantel do Sporting, já que, praticamente todos os dias, a imprensa desportiva portuguesa falha numa saída iminente de ambos para o futebol inglês.
Entre os ‘emprestados’, Gonzalo Plata e Jovane Cabral dificilmente integrarão os trabalhos de pré-temporada, enquanto Eduardo Quaresma e Geny Catamo poderão ter nova oportunidade junto de Amorim.
Em comparação com a última temporada, certa são as ausências de jogador como Feddal, que terminou contrato, e Slimani, descartado a ‘100%’ por Rúben Amorim, assim como Pablo Sarabia, a grande figura da campanha de 2021/22, que regressou ao Paris Saint-Germain após o final do empréstimo.
O estágio no Algarve decorrerá entre 10 e 20 de Julho, com os vice-campeões a terem jogos teoricamente muito competitivos, com a Roma, de José Mourinho, em 14 de Julho, e o Villarreal, semifinalista na ‘Champions’, em 19 de Julho.
Ambos estão agendados para o Estádio do Algarve, já depois de o Sporting defrontar no Estádio da Belavista, em Lagoa, em 13 de Julho, os vice-campeões da Bélgica, o Union St. Gilloise.
Já em Alvalade, a equipa disputará em 24 de Julho, diante do Sevilha, o troféu Cinco Violinos, em jogo que costuma também servir de apresentação aos sócios.