SPORTING: ‘Leões’ dominadores venceram no arranque

O campeão nacional Sporting venceu sexta-feira o Rio Ave por 3-1, no jogo de abertura da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Com um bis de Pedro Gonçalves, aos seis e aos 26 minutos, e um golo de Gyökeres, aos 63 minutos, o Sporting garantiu o triunfo sobre o Rio Ave, no jogo inaugural da I Liga 2024/25. Clayton, aos 90, fez o único golo dos vila-condenses.

Rúben Amorim efectuou apenas uma alteração na equipa em relação ao ‘onze’ utilizado na Supertaça, frente ao FC Porto, trocando o reforço belga Debast por Dio-mande no eixo da defesa.

No Rio Ave, o técnico Luís Freire apostou na mesma formação que actuou no último particular frente ao Swansea (derrota por 3-0), realizado no País de Gales, com cinco reforços no onze – Clayton, Tiago Morais, Vrousai, João Novais e Olinho – e um sistema táctico de 3x4x3, em tudo semelhante ao do Sporting.

No arranque da I Liga, os campeões nacionais queriam demonstrar que os erros cometidos no jogo da Supertaça pertenciam ao passado.

Num Estádio José Alvalade bem composto no apoio à equipa ‘verde e branca’, Diomande causou o primeiro sinal de perigo, aos quatro minutos, com um desvio de cabeça nas alturas que saiu perto do poste esquerdo da baliza de Jhonatan, na sequência de um canto de Pedro Gonçalves.

No lance seguinte, Pedro Gonçalves viria a inaugurar o marcador, através de uma jogada rapidíssima dos ‘leões’, com o extremo a encostar ao segundo poste um passe de Gyökeres, após arrancada do sueco pelo lado direito.

Apesar do encaixe táctico, o Rio Ave jogou com uma defesa muito subida, demonstrando algumas dificuldades para suster a velocidade de Gyökeres.

Já em termos ofensivos os vila-condenses foram praticamente inofensivos durante toda a primeira parte.