SPORTING: ‘Leões’ vencem e reassumem liderança isolada

O Sporting ‘fintou’ segunda-feira um histórico tradicionalmente adverso nas visitas ao Boavista para triunfar por 2-0, na conclusão da nona jornada da I Liga de futebol, e retomar o comando isolado, travando a invencibilidade ‘axadrezada’ em casa.

No Estádio do Bessa, no Porto, o moçambicano Geny Catamo, aos 37 minutos, e Pedro Gonçalves, aos 85, rubricaram os golos da oitava vitória, e quinta seguida, dos ‘leões’ na prova, que até poderia ter sido colocada em causa aos 77, quando o videoárbitro (VAR) invalidou um tento aos anfitriões, devido à posição irregular do eslovaco Róbert Bozeník.

O Sporting reforçou o primeiro lugar e soma 25 pontos, três acima do campeão nacional Benfica, segundo, e do FC Porto, terceiro, enquanto o Boavista já não ganha há quatro jornadas e segue na sexta posição, com 15 pontos, a dois do Sporting de Braga, quinto.

Além do regresso de Antonio Adán à baliza, em detrimento de Franco Israel, titular nos últimos dois encontros, Rúben Amorim trocou Ricardo Esgaio por Geny Catamo face ao empate no terreno do campeão polaco Raków (1-1), na quinta-feira, para a Liga Europa.

No final do jogo, Rúben Amorim, treinador do Sporting, afirmou: “O relvado estava difícil para as duas equipas. O Boavista é uma equipa que gosta de jogar, choveu muito e com o relvado assim fica difícil. O Boavista só teve uma oportunidade na primeira parte e o golo anulado quando tínhamos o controlo”.

“Os jogadores sentiram a responsabilidade do momento, mas também se sentiram livres. Temos de ganhar, sentir-nos uma equipa com controlo do jogo”, prosseguiu.

“No global, foi um bom jogo. Acredito que a equipa pode fazer melhor. Mas depois do jogo de quinta [na Liga Europa], com relvado difícil e contra um Boavista que só tinha uma derrota, foi um bom resultado”, disse ainda.