SPORTING: Slimani regressa seis épocas depois

O avançado argelino Islam Slimani vai regressar ao Sporting, seis anos depois de ter deixado os ‘leões’, após ter rescindido contrato com o Lyon, informou o clube da liga francesa de futebol.

“O avançado internacional argelino […] regressará ao Sporting, clube no qual alinhou de 2013 a 2016”, revelaram os franceses no comunicado no qual anunciam a rescisão de contrato com Slimani.

Aos 33 anos, Slimani regressa ao clube em que se estreou na Europa, em 2013/14, tendo, em três temporadas, assinado 57 golos nos 112 jogos oficiais disputados com a camisola dos ‘leões’ e conquistado uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

O ponta de lança argelino chegou ao Sporting proveniente do argelino CR Belouizdad, por cerca de 300 mil euros, tendo sido transferido para o Leicester, em 2016/17, então campeão inglês, pelo valor da sua cláusula de rescisão, 30 milhões de euros.

Slimani cumpriu uma temporada completa no Leicester, que, depois, o cedeu, sucessivamente, a Newcastle, Fenerbahçe e Mónaco, até se transferir para o Lyon, no início da temporada passada.

Jovane Cabral na Lazio

Entretanto, a Lazio, adversária do FC Porto na Liga Europa de futebol, anunciou a contratação do internacional cabo-verdiano Jovane Cabral por empréstimo do Sporting, ficando com opção de compra.

A oitava classificada da Liga italiana de futebol não deu conta dos valores envolvidos no negócio num curto comunicado, que garante a contratação do extremo de 23 anos, uma vez internacional por Cabo Verde.

O avançado deixa o clube que o formou e no qual fez toda a carreira até aqui, tendo cumprido 97 jogos e marcado 21 golos pela equipa principal. Na equipa B, foram 34 jogos (dois golos).

Esta época, alinhou em 17 partidas e marcou três golos, um na Liga, outro na Taça de Portugal e o primeiro a abrir a época, ao abrir o activo na vitória por 2-1 contra o Sporting de Braga na Supertaça.

Nos ‘leões’, contribuiu para a conquista de seis títulos seniores, com destaque para o campeonato nacional de 2020/21, mas também três Taças da Liga, a última das quais no último sábado, a Supertaça de 2021 e a Taça de Portugal de 2018/19.

No plantel ‘laziale’, vai encontrar o português Jorge Silva, mas já não o internacional dinamarquês Riza Durmisi, emprestado ao Sparta Roterdão, dos Países Baixos.

O dia rendeu ainda outro ‘reforço’ ao clube da capital italiana, no caso o defesa sérvio Dimitrije Kamenovic, contratado ao Cuckaricki há um ano, mas nunca inscrito na Serie A pela Lazio.

Tiago Tomás no Estugarda 

Por último, Tiago Tomás vai representar o Estugarda por empréstimo do Sporting, até Junho de 2023, anunciou hoje o clube alemão na sua página na Internet.

“Estou muito feliz por estar aqui. O VfB [Estugarda] é um clube com grande história – um dos maiores da Alemanha. A ‘Bundesliga’ é uma liga muito exigente e vou tentar fazer o meu melhor para ajudar a minha nova equipa”, disse Tiago Tomás.

O avançado formado no Sporting, de 19 anos, que no sábado participou na conquista da Taça da Liga, chega ao Estugarda por empréstimo até 30 de Junho de 2023, mas o clube alemão tem o direito de preferência para tornar a transferência permanente.

“Acompanhamos o desenvolvimento do Tiago [Tomás] há muito tempo. Ele traz muitas qualidades que nos darão mais opções nas áreas de ataque”, referiu o director desportivo do Estugarda, Sven Mislintat.