ST. PETERSBURG, FL: Após a passagem de dois furações, comunidade luso-americana deu mostras de que está unida
O verdadeiro espírito de comunidade é posto à prova nas horas de grande necessidade.
Já uma pequena equipa tinha limpado o vasto exterior da sede da PASA (Portuguese-American Suncoast Association) de St. Petersburg, na Flórida, após a passagem do furacão ‘Helene’, mas os estragos do ‘Milton’ foram de maior dimensão, requerendo o uso de grandes moto-serras, carrinhas, e muitas mãos.
Uma pré-limpeza das áreas pavimentas tinha-se realizado na semana anterior, mas a quantidade enorme de folhas, galhos e grandes árvores caídas era trabalho para uma equipa maior e com equipamento.
Apareceram voluntários de várias partes da Flórida que arregaçaram as mangas e ofereceram o seu suor para recompor o espaço exterior. Foi confeccionado um almoço em agradecimento e convívio a todos os voluntários presentes.
Quando dessastres naturais ou outros infortúnios nos batem à porta, a comunidade luso-americana e portuguesa da Flórida (sempre tão exposta a estes fenómenos) levanta a bandeira da solidariedade e mostra ser feita de um espírito humanista notável.
Afinal, a PASA de Saint Petersburg é de todos e não é de ninguém, pelo que cabe-nos a nós mantê-la viva e activa para as gerações vindouras.