ST. PETERSBURG, FL | Grandiosa festa em louvor do D.E.S.

A terceira Festa em Louvor do Divino Espírito Santo (D.E.S.) de 2024 no estado da Flórida, realizou-se em St. Petersburg, no passado 27 de Abril, na sede da Portuguese-American Suncoast Association. Este ano, sob a mordomia de Ermelindo e Ana Paula Andrade, as celebrações revelaram algum carácter das origens da mordoma (Angola e ilha das Flores, Açores).

As festividades, lideradas pela família Andrade, tiveram início no sábado, véspera da grande festa, com terço em frente ao altar do D.E.S., seguido de jantar-dançante de angariação de fundos, mas os preparativos já vinham a decorrer há algumas semanas – incluindo o pão caseiro para as tradicionais sopas, a decoração e incontável série de pormenores para um evento deste calibre, que se realiza anualmente, com alguns membros novos nas equipas de trabalho.

Lourenço Abrantes e Francisco Meneses, de Massachussetts, ofereceram animação com o seu talento e vasto repertório. Jovens de todas as idades tentaram a sua sorte com rifas aos prémios expostos no bazar, o leilão colocou a assembleia em alerta e os bilhetes de sorteio esgotaram. Ao fim da noite, o salão foi transformado num espaço digno de se celebrar missa, com altar e preparações para a eucaristia e cadeiras montadas para o número imprevisível de visitantes.

No domingo, o reverendo Joseph Simon dos Santos, actualmente sediado na Diocese de St. Augustine, FL, iniciou a celebração religiosa com a bênção do pão e da carne. Seguiu-se a procissão de entrada, a qual incluiu crianças deixando cair pétalas de rosas, crianças carregando bolos, mordomias e rainhas. A missa solene foi celebrada com reverência e concluída com o rito da coroação.

Após a missa, e enquanto o salão se transformava em sala de jantar, o cortejo processou em volta da sede.

Seguindo a cruz e as bandeiras (Associação, Portugal, Estados Unidos, Açores e Madeira), caminharam os dignitários visitantes – Manuel Viegas, conselheiro das comunidades da Florida e Ilídio Pereira, director da PALCUS, que mais tarde dirigiram algumas palavras à assembleia. As Irmandades das comunidades do Sudoeste da Flórida, Port St. Lucie, West Palm Beach e Port Richey incorporaram-se às celebrações com as suas coroas, bandeiras e estandartes.

Para além das tradicionais rainhas, mordomia e clero, o longo cortejo contou ainda com várias crianças segurando elementos alusivos ao D.E.S., gente carregando bolos e roscas (pães grandes em formato de roda) enfeitadas com flores, inclusive um tabuleiro de Tomar. A acompanhar o cortejo, esteve o Rancho Folclórico de Palm Coast, “Corações de Portugal”.

As tradicionais sopas do Espírito Santo, em lembrança da Rainha Santa Isabel, confeccionadas com carne, batatas e repolho, saciaram um número recorde de pessoas na sede da P.A.S.A.. As massas doces e macias e o arroz-doce abundaram nas mesas e ainda sobrou para leilão. Ao esgotarem-se todas as mesas e cadeiras, houve pessoas que cederam os seus lugares para quem terá chegado mais tarde. Constitui tradição oferecer esta refeição gratuita de sopas e vinho a todos os que desejam participar, até a comida se esgotar. Após actuação dos cantores Armando Santos e Lourenço Abrantes, o rancho folclórico encantou a plateia, que aplaudia entusiasticamente.

A festa do D.E.S. concluiu com a transferência da coroa para a mordomia de 2025. Os mordomos deste ano cumpriram assim a sua promessa e agradecem a todos aos colaboradores e ajudantes neste enorme empreendimento.

Os mordomos Ermelindo e Ana Paula Andrade com o rancho folclórico
Aspecto da componente profana da festa na sede da P.A.S.A.
O reverendo Joseph Simon dos Santos na procissão em St. Petersburg, FL
Ana Paula Andrade, Manuel Viegas (Conselheiro das Comunidades) e Ermelindo Andrade
Outro aspecto das festividades