’STARTUP’: Táxi aéreo eléctrico faz 247 km com uma única carga
Ao longo da última década, a norte-americana Joby Aviation tem vindo a trabalhar num veículo eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing).
Agora, a ‘startup’ aeroespacial revela que alcançou um novo marco no desenvolvimento do seu “táxi” aéreo.
No seu mais recente teste de voo, o protótipo do veículo conseguiu percorrer uma distância de mais de 247 quilómetros.
O voo, realizado na base aérea da empresa em Big Sur, na Califórnia, fez parte da campanha de testes que a Joby Aviation tem vindo a realizar no último mês.
O veículo, que foi pilotado remotamente, realizou uma descolagem vertical, transitando de seguida para um percurso aéreo composto por 11 voltas.
Após uma hora e 17 minutos no ar, o “táxi” aéreo aterrou com sucesso.
Em comunicado, a empresa explica que o veículo eléctrico conseguiu realizar a prova num único carregamento.
“Conseguimos alcançar algo que muitos pensavam impossível com a actual tecnologia de baterias”, enfatiza Joe-Ben Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation.
Embora tenha mantido os pormenores do seu protótipo em segredo durante algum tempo, a empresa revelou no ano passado que o veículo tem seis rotores eléctricos e uma cabine para cinco pessoas, incluindo um piloto.
O “táxi” aéreo tem autonomia para 240 quilómetros, a uma velocidade máxima de 320 km/h e promete ser 100 vezes mais silencioso que um avião convencional.
Ainda em 2020 a ‘startup’ assegurou 590 milhões de dólares numa ronda de financiamento, assim como uma parceria com a Toyota para o desenvolvimento da sua primeira frota dos veículos.
A Toyota também investiu na empresa numa ronda de financiamento anterior em 2018, em conjunto com a Intel e a JetBlue.
Na altura, a Joby Aviation tinha conseguido amealhar um total de 720 milhões de dólares para o seu projecto.