STEVE PERRY (PEREIRA), DA BANDA ‘JOURNEY’, FALA PORTUGUÊS EM ENTREVISTA A RÁDIO DE LOS ANGELES

2311
Steve Perry está em posição 76 na lista dos ‘100 Maiores Cantores de Todos os Tempos’ da revista ‘Rolling Stone’; em 2017, entrou mesmo para a ‘Rock and Roll Hallof Fame’

• Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Numa entrevista concedida à estação de rádio 95.5 KLOS, de Los Angeles, o cantor luso-americano Steve Perry (Pereira), de 71 anos, que se popularizou como vocalista da banda ‘Journey’ de 1977 a 1987 e deu voz a mega-êxitos do tipo ‘Don’t Stop Believin’, não apenas falou na língua de Camões – revelando as suas origens – como fez uma revelação sobre a sua mãe.

Depois de ter dito ao apresentador do programa da 95.5 KLOS que era português, o locutor pergunta a Perry: “Então falas ‘brasileiro’?”, ao que o cantor responde: “A minha família é dos Açores, por isso o meu sotaque é diferente de outras regiões de Portugal continental e de Lisboa, por exemplo, onde se fala um português apropriado.”

Steve Perry dá depois um exemplo daquilo que é o ‘seu’ português, com um tom mais “musical”, dizendo com sotaque açoriano; “Ó rapaz, o que é que estás fazendo?”

Steve Perry, que nasceu em Hanford, na Califórnia, revela depois durante a entrevista que tem mesmo uma canção em português feita para a mãe, a imigrante portuguesa Maria Cardoso Quaresma, que nasceu em Prainha do Norte, em São Roque do Pico, “que nunca lancei. Chama-se ‘Minha Jóia’.”

🇵🇹AS ORIGENS PORTUGUESAS

Steve é filho de Maria Cardoso Quaresma e de Raymond Francis Perry; do lado materno, a sua ligação a Portugal é quase imediata, uma vez que a mãe nasceu em Prainha do Norte, São Roque do Pico, na ilha açoriana do Pico. Os seus avós maternos são Manuel Silveira Quaresma, natural de Prainha do Norte, e Maria Quaresma, que nasceu em Lajes do Pico

Steve é filho de Maria Cardoso Quaresma e de Raymond Francis Perry; do lado materno, a sua ligação a Portugal é quase imediata, uma vez que a mãe nasceu em Prainha do Norte, São Roque do Pico, na ilha açoriana do Pico. Os seus avós maternos são Manuel Silveira Quaresma, natural de Prainha do Norte, e Maria Quaresma, que nasceu em Lajes do Pico.

Do lado paterno, apesar das raízes mais distantes, Perry também é 100% português. O avô paterno, Frank Perry, que nasceu em Massachusetts, era filho dos imigrantes açorianos João Pereira (mais tarde adulterou o apelido para ‘Perry’) e Georgiana Bettencourt Cunha. A avó materna, por outro lado, Lena Perry, era filha de Manuel J. Pereira e Maria Catarina, também nascida em Massachusetts filha de imigrantes da Terceira (Açores).

Lembre-se que Steve Perry está em posição 76 na lista dos ‘100 Maiores Cantores de Todos os Tempos’ da revista ‘Rolling Stone’; em 2017, entrou mesmo para a ‘Rock and Roll Hallof Fame’.