TAÇA DE PORTUGAL: Clássico de outros tempos no Restelo marca primeira jornada
O Sporting de Braga, detentor do título, inicia domingo a defesa da Taça de Portugal de futebol, no Barreiro, perante o Moitense, dos campeonatos distritais, já após os ‘três grandes’ terem disputado os respectivos jogos da terceira eliminatória.
Hoje, dia que marca o arranque da ronda, o FC Porto vai defrontar o Sintrense, que terá como ‘casa emprestada’ o campo do Real Massamá, enquanto o Sporting regressa após longa ausência ao Estádio do Restelo, para medir forças com o Belenenses, num ‘clássico’ de outros tempos.
Os rivais de ‘dragões’ e ‘leões’ militam ambos no Campeonato de Portugal.
Amanhã, sábado, o Benfica, finalista vencido da última edição e recordista de títulos da prova, com 26 troféus, desloca-se ao norte do país para discutir o apuramento com o Trofense, da II Liga.
O Sporting de Braga vai iniciar uma edição da Taça de Portugal apenas pela terceira vez com o estatuto de detentor do título e terá pela frente uma das três equipas ‘sobreviventes’ dos campeonatos distritais, o Moitense, actual sexto classificado da Associação de Futebol de Setúbal e que ainda não perdeu esta época.
Para chegar ao duelo com os bracarenses, o Moitense deixou pelo caminho o Ançã (2-1), também dos distritais (Coimbra), depois de ter ficado isento na primeira ronda.
Ainda hoje, já depois de, em Coimbra, Académica e Famalicão terem arrancado oficialmente a terceira eliminatória, o FC Porto joga em Queluz com o Sintrense, oitavo classificado da Série E do Campeonato de Portugal e equipa que empatou nas primeiras três jornadas da prova.
Na equipa de Sérgio Conceição, é também esperado que alguns dos habituais titulares fiquem no Porto e falhem a viagem à zona de Lisboa, com Mbemba a chegar lesionado da selecção do Congo e Mehdi Taremi a estar castigado.
Jesus Corona (México) e Uribe e Luís Díaz (Colômbia) estão ao serviço das respectivas selecções e são baixas também certas, já que têm jogos agendados um dia antes do encontro com o Sintrense.
Lesionado desde o arranque da temporada, o guarda-redes Marchesín poderá somar os primeiros minutos em toda a época e regressar à baliza o FC Porto.
Também de regresso, mas no Sporting, deverão estar Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, com o objectivo ritmo depois de longa paragem, devido a lesão.
Perante o Belenenses, no regresso de um dos dérbis históricos do futebol português, o técnico Rúben Amorim deverá também estrear o guarda-redes João Virgínia e dar minutos ao médio uruguaio Ugarte, além de poder igualmente utilizar alguns jogadores da equipa B.
Depois da queda aos distritais, o Belenenses, campeão nacional em 1945/46 e vencedor da Taça de Portugal por três vezes, milita agora na Série E do Campeonato de Portugal (nono e penúltimo classificado) e eliminou o Pêro Pinheiro (5-3), na segunda eliminatória.
O Benfica fecha amanhã a participação dos ‘três grandes’ frente a um rival dos campeonatos profissionais, o Trofense, que segue no 14.º posto da II Liga.