TAÇA DE PORTUGAL: ‘Dragões’ despacham adversário sem veleidades

O FC Porto ‘despachou’ sexta-feira sem surpresa o Montalegre, do Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, por 4-0, na quarta ronda da Taça de Portugal de futebol, seguindo na defesa de um troféu festejado nas últimas duas épocas.

No Estádio do Dragão, no Porto, os vice-campeões nacionais vincaram o seu favoritismo com golos do inglês Danny Namaso (13 minutos), do brasileiro Evanilson (18 e 44) e do espanhol Fran Navarro (62), que se estreou a marcar ao nono encontro pela sua equipa.

O FC Porto, segundo clube mais titulado da Taça de Portugal, com 19 troféus, a sete do recordista Benfica, chegou às 16 vitórias seguidas na competição e juntou-se ao também primodivisionário Vizela entre os apurados para os oitavos de final, ditando a ‘queda’ do Montalegre, um dos sete representantes do Campeonato de Portugal nesta quarta fase.

Quatro dias antes da deslocação a casa dos espanhóis do FC Barcelona, da quinta e penúltima jornada da Liga dos Campeões, Sérgio Conceição ‘poupou’ várias figuras e concedeu a estreia a titular do lateral esquerdo João Mendes, opção habitual na equipa B, da II Liga.

Os anfitriões quase foram surpreendidos logo nos instantes inaugurais, quando Romário Baró e Zé Pedro erraram na saída de bola e geraram um par de contragolpes perigosos, com Isaac Boakye a rematar contra Cláudio Ramos e Alex a arriscar de longe para fora.

Esse atrevimento madrugador do Montalegre rapidamente foi neutralizado pelo FC Porto, que viu Evanilson a testar os reflexos de Bruno Pio, aos oito minutos, e André Franco a falhar em posição frontal, aos 12, pouco antes de ter começado a descomplicar a tarefa.