TAÇA DE PORTUGAL: ‘Dragões’ transfiguram-se e estão nas ‘meias’ da Taça

O FC Porto apurou-se ontem para as meias-finais da Taça de Portugal de futebol, ao derrotar o Santa Clara por 2-1, com uma reviravolta na segunda parte, depois de mudança de sistema táctico.

Os açorianos colocaram-se em vantagem aos 27 minutos, por Rafael Martins, no lance que assinalou o recomeço do embate interrompido em 7 de Fevereiro devido às condições meteorológicas, mas os ‘dragões’ entraram para a segunda parte com Namaso em vez de João Mário, num sistema táctico que mudou de 4x2x3x1 para 4x4x2, e selaram a vitória com golos de Evanilson, aos 52, e de Galeno, aos 61.

Com a luz solar e o céu azul de ontem a contrastarem com a chuva, o vento e o relvado impraticável de há três semanas, a formação da ilha de São Miguel repôs a bola no rectângulo de jogo aos 26 minutos e 20 segundos, num lançamento lateral de Lucas Soares, e marcou 12 segundos depois.

Paulo Henrique saltou mais alto ao primeiro poste para desviar a bola para o ‘coração’ da área, onde apareceu Pedro Pacheco a rematar para defesa incompleta de Diogo Costa, aproveitada por Rafael Martins, mais rápido do que toda a defesa portista, para a recarga certeira.

Depois de um golo invalidado por fora de jogo a Vinicius, aos 19 minutos, ainda sob a intempérie de 7 de Fevereiro, o líder da II Liga portuguesa chegou à vantagem no primeiro lance da tarde de conclusão da eliminatória, tendo-se organizado depois no seu meio-campo para travar a reacção ‘azul e branca’.

Embalados pelo vento que soprava a seu favor, os ‘dragões’ estenderam-se no terreno até à área contrária e beneficiaram de cinco pontapés de canto até ao intervalo, mas só estiveram perto do empate num cabeceamento de Fábio Cardoso para defesa de Marcos Díaz, aos 31 minutos, e num remate de Evanilson, interceptado por Pedro Pacheco, aos 42.