TAÇA DE PORTUGAL: Evanilson guiou ‘dragões’ rumo aos ‘quartos’
Três golos do futebolista Evanilson e um de Galeno deram terça-feira a vitória ao FC Porto diante do Estoril Praia (4-0) e carimbaram o passaporte dos ‘dragões’ para os quartos de final da Taça de Portugal.
Depois de duas derrotas esta temporada frente aos estorilistas (1-0, para a I Liga, e 3-1, para a Taça da Liga), Evanilson inaugurou o marcador, aos 24 minutos, e levou os ‘azuis e brancos’ a vencer, por 2-0, para o intervalo, depois da grande penalidade apontada aos 31. Na segunda parte, aos 56, o avançado fez o 3-0, antes de Galeno, aos 76, selar o resultado.
Com esta vitória, o FC Porto junta-se na próxima fase ao Sporting, que no mesmo dia recebeu e venceu o Tondela, também por 4-0.
Os três cantos consecutivos, nos minutos iniciais, colocavam os ‘dragões’ em posição dominante.
Contudo, o remate de Cassiano, aos seis minutos, por muito pouco não colocou o Estoril Praia a vencer, o mesmo acontecendo aos 12, quando Heriberto Tavares, para defesa de Diogo Costa, e João Marques, por cima, desperdiçaram as respectivas oportunidades.
Situações que não amedrontaram o FC Porto, que se manteve ‘mandão’ e, aos 24 minutos, Pepe descobriu Evanilson no coração da área do Estoril: o atacante dos ‘dragões’ dominou a bola com o peito e, em rotação, sem deixar cair a bola no relvado, colocou os ‘azuis e brancos’ a vencer.
O Estoril Praia ainda não tinha digerido o golo sofrido quando Francisco Conceição foi carregado por Mangala na grande área ‘canarinha’.
O árbitro leiriense Fábio Veríssimo assinalou a grande penalidade e, na cobrança, Evanilson, aos 31 minutos, ampliou a contagem.
A perder por 2-0 ao intervalo, o treinador estorilista, Vasco Seabra, deixou no balneário João Marques e Koindredi, e chamou a jogo Holsgrove e Rafik Guitane.
Contudo, estas alterações não trouxeram efeitos práticos, porque, aos 56 minutos, Evanilson viria a consumar o ‘hat-trick’, na conclusão de uma excelente jogada colectiva: Pepê fugiu pela esquerda, passou a bola a Wendell, que estava no corredor central, tendo este amortecido a bola para o compatriota bater o guarda-redes Dani Figueira.
‘Tivemos um grupo com carácter’
No final do jogo, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, afirmou: “Foi uma vitória com muita consistência, fizemos muitas coisas positivas e uma ou outra nuance diferente no nosso jogo, tanto na organização defensiva como no processo ofensivo, anulando os pontos fortes da equipa do Estoril, que tem feito uma recuperação fantástica.”
“Explorámos situações que foram trabalhadas e tivemos um grupo com carácter, depois de uma semana difícil. Para nós, empatar é como se fosse uma derrota. Passámos uma eliminatória na Taça, só isso”, disse ainda.