TAÇA DE PORTUGAL: Favoritos confirmaram, Leça foi o ‘tomba-gigantes’ de serviço

O Sporting de Braga, detentor da Taça de Portugal de futebol, iniciou, domingo, a defesa do troféu com uma goleada por 5-0 em casa do Moitense, dos distritais, numa ronda marcada pela eliminação de Boavista, Marítimo e Arouca.

O papel de tomba-gigantes pertenceu ao Leça, do Campeonato de Portugal (CP), que eliminou o Arouca, da I Liga, no desempate por grandes penalidades (2-1, após 1-1) e ao Serpa (CP), que afastou o Sporting da Covilhã (II Liga), também nos penáltis (7-6, após 0-0).

O Varzim, da II Liga, também eliminou o Ma-rítimo, da I Liga, no desempate através dos pontapés de grande penalidade (3-2), após um empate a 1-1 no termo do tempo regulamentar e 2-2 no prolongamento, numa partida com ‘cheiro’ a primeiro escalão.

Num encontro a também fazer lembrar duelos recentes nos relvados da I Liga, o Rio Ave, que desceu à II na última temporada, eliminou o Boavista, com uma goleada por 4-0.

Algumas equipas da I Liga sentiram dificuldades para levar de vencida os seus duelos com equipas de escalões inferiores, como foi o caso do Portimonense (I Liga), que necessitou de grandes penalidades (5-4), para afastar a UD Oliveirense (L3), após 2-2 e 3-3 no prolongamento.

O Gil Vicente juntou-se ao grupo das equipas da I Liga apuradas para a quarta eliminatória ao golear por 5-0 em casa do Condeixa, do Campeonato de Portugal (CP), tal como o Vizela que afastou o Vitória de Se-túbal, do terceiro escalão (L3), com um triunfo por 2-0.

No mesmo lote dos primodivisionários estão o Paços de Ferreira, que afastou o Águias do Moradal (D), por 3-0, e o Estoril Praia, que eliminou o Felgueiras (L3), com um triunfo por 1-0.

Em partidas entre equipas do segundo escalão (II Liga), o Feirense eliminou o Nacional, com um triunfo por 3-1 no prolongamento, após uma igualdade a 1-1 no fim do tempo regulamentar.

Entre equipas do terceiro (L3), o Alverca venceu por 4-1 e eliminou o Anadia e o Torreense afastou o Fafe, no desempate por penáltis (3-1), após uma igualdade a 1-1 no fim do tempo regulamentar e no prolongamento.

Entre equipas do quar-to escalão (CP), o histórico Olhanense eliminou o Castro Daire, mas só o conseguiu no desempate por grandes penalidades (4-1), após empate a 2-2.

O Mafra, da II Liga, afastou o União 1919 (CP), com um triunfo por 3-0, o Penafiel (II Liga) eliminou o Benfica Cas-telo Branco (CP), com 2-1, e o Farense (II Liga) o Cinfães (D), com 4-0.

No dia anterior, os emblemas teoricamente favoritos impuseram o seu estatuto nos duelos com os clubes das divisões inferiores, prosseguindo na Taça de Por-tugal, apesar das dificuldades sentidas pelo Benfica, Moreirense e Bele-nenses SAD.

Todos os clubes da I Liga seguiram para a quarta eliminatória, apesar das dificuldades sentidas pelo Benfica com o Trofense, da II Liga (2-1), do Moreirense com o Oriental Dragon (3-2), do terceiro escalão (L3), e do Belenenses SAD com o Berço (2-1), do Campeonato de Portugal (CP), em que foi necessário prolongamento.