TAÇA DE PORTUGAL: FC Porto aproveitou bem erros do adversário

O FC Porto aproveitou, domingo, dois erros clamorosos de jogadores do Sporting para conquistar a sua 20.ª Taça de Portugal em futebol, ao vencer os ‘leões’ por 2-1, após prolongamento.

No Estádio Nacional, em Oeiras, o neerlandês Jeremiah St. Juste, que viria a ser expulso aos 29 minutos, deu vantagem ao Sporting, aos 20, mas Evanilson (25) e Taremi (100), de grande penalidade, deram a terceira Taça seguida ao FC Porto, após erros de Geny Catamo e do jovem guarda-redes Diogo Pinto.

Sérgio Conceição, que poderá ter feito o seu último jogo pelo FC Porto e foi expulso, tornou-se o terceiro treinador a vencer quatro Taças, impedindo que o Sporting voltasse, 22 anos depois, a conseguir uma ‘dobradinha’, depois de ter vencido o campeonato.

As grandes dúvidas das duas equipas para este encontro estavam na zona central da defesa, com Jeremiah St. Juste a fazer o trio de centrais dos ‘leões’, ao lado de Coates e Gonçalo Inácio, enquanto, do lado contrário, foi Zé Pedro o escolhido para actuar no lugar do capitão Pepe, lesionado.

Na baliza, com Adán e Israel lesionados, o treinador do Sporting, Ruben Amorim, teve de apostar no jovem Diogo Pinto, que, logo aos dois minutos, teve uma hesitação que quase foi fatal, ao não sair da baliza, permitindo que Evanilson se isolasse, mas acabou por fazer uma excelente defesa e evitar o golo.