TAÇA DE PORTUGAL: Sporting vence com dois golos e uma assistência do ‘suspeito do costume’

Com dois golos e uma assistência, o sueco Viktor Gyökeres foi decisivo para a vitória por 3-0 do Sporting no terreno da União de Leiria, da II Liga de futebol, nos quartos de final da Taça de Portugal.

O segundo classificado da I Liga, a dois pontos e com menos um jogo que o campeão Benfica, chegou à cidade do Lis decidido a resolver rapidamente a eliminatória face aos anfitriões, 13.º colocados do segundo escalão, que resistiram aproximadamente meia hora ao assédio do Sporting.

O avançado Viktor Gyökeres começou a sentenciar o encontro, e a eliminatória, aos 32 minutos, num ‘golpe’ de cabeça, após canto de Nuno Santos da esquerda, sem dar hipóteses ao guarda-redes Pavel Kieszek.

O canto que resultou no primeiro golo da partida resultou de uma reapreciação pelo videoárbitro (VAR) de um lance em que Tiago Martins tinha assinalado grande penalidade para o Sporting, por mão de Vasco Oliveira na área, após cruzamento de Geny Catamo.

Gyökeres tentou, novamente de cabeça, ampliar a vantagem, aos 36, mas o veterano Kieszek, de 39 anos, opôs-se, algo que não conseguiu fazer, no minuto seguinte, ao ‘tiro’ de Pedro Gonçalves, após arrancada e assistência, na linha final, do avançado sueco dos ‘leões’.

O Sporting continua, assim, à procura da 30.ª presença na final da Taça, a primeira desde 2018/19, quando ergueu pela 17.ª e última vez o troféu, aguardando o rival para as meias-finais, a sair do embate entre Benfica e Vizela, na quinta-feira.

No final do jogo, Rúben Amorim, treinador do Sporting, afirmou: “Gosto de realçar que não sofremos golos, apesar de duas oportunidades que o Leiria criou na segunda parte e em que poderia ter feito golo. Temos criado muitas ocasiões devido à qualidade dos jogadores da frente e o tempo de treino.”