TAIWAN: Ilha é sacudida pelo maior sismo registado nos últimos 25 anos

Taiwan foi abalado por um terramoto de magnitude 7,4 na escala de Ritcher, às 9:00 horas da manhã locais da passada quarta-feira. Este foi o mais forte a atingir a ilha nos últimos 25 anos, tendo o seu epicentro situado perto de Hualien, segundo o Centro Sismológico da China.

Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas, de acordo com o mais recente balanço feito pelos bombeiros locais.

O abalo foi sentido e levou à emissão de alertas de tsunami – no Japão, Filipinas, e na China – e foi seguido de várias réplicas. A maior registada teve uma magnitude de 6,2.

O sismo causou danos materiais consideráveis, especialmente em Hualien, cidade mais próxima do epicentro e com cerca de 100 mil habitantes, onde pelo menos dois edifícios residenciais desabaram parcialmente, deixando pessoas presas no interior.

As autoridades de Taiwan disseram que perto

de 309 mil casas ficaram sem electricidade, embora o fornecimento já tenha sido restabelecido em cerca de 70% das habitações.

Antes deste, o sismo que provocou mais estragos localmente devido à sua magnitude de 7,6, aconteceu em Setembro de 1999 e matou um total de 2.400 pessoas.