“Task-Force” em Newark encerrou 5 estabelecimentos de restauração e bares na cidade. 4 deles no Ironbound.

O mayor de Newark Ras J. Baraka, e o director de segurança pública Anthony F. Ambrose, informaram que no passado fim-de-semana foram encerrados 5 locais na cidade de Newark, 3 deles no Ironbound, por violações à ordem executiva em vigor na cidade. Os quatro locais no Ironbound foram o Lit 21, Zepe’s Cafe Bar, Lounge Vivo e o La Rouge Lounge. Os encerramentos aconteceram como parte da acção do “Task-force – Covid-19” elaborado pelas autoridades da cidade, de modo a fazer face ao aumento de casos observados na cidade de Newark e em particular no Ironbound.

“É uma pena que, depois de sete meses, as pessoas e os proprietários desses estabelecimentos não levem esta pandemia a sério”, referiu o director Ambrose. “dá-se mais importância ao valor económico em relação ao valor da nossa saúde. A maioria dos locais citados violou o facto de não usarem máscaras e não exercerem o distanciamento social, para além de violações de código e incêndio”.

Os seguintes estabelecimentos foram fechados e citados por violar a Ordem Executiva:

La Rouge Lounge:

972 Broad Street. No momento da visita dos agentes da autoridade encontravam-se mais pessoas dentro do que os permitidos por lei, os clientes não estavam a utilizar máscaras e distanciamento social. Utilização de “Hookahs” em violação ao código de incêndio. A citação foi emitida para violação de COVID através do inspector de incêndio e foram emitidas citações para violações.

King Soccer:

6 Elizabeth Ave: Fechado e citado por operar sem certificado de ocupação. Nenhuma outra violação foi encontrada.

Zepe’s Cafe Bar:

240 Elm Street: Fechado e citado devido a várias violações. Ao entrar, havia uma multidão de clientes que não estavam a observar distanciamento social. Em 30 de Outubro de 2020, o estabelecimento foi avisado da violação. De acordo com o Controle de Álcool e Bebidas, este estabelecimento está fechado até segunda-feira.

Lounge ViVo:

167 Ferry Street: fechado e acusado de ter clientes a jantar dentro de casa após as 8 horas da noite.

Lit 21:

1034 McCarter Hwy: Fechado e citado por operar após as 8 da noite no interior, clientes não estavam a utilizar máscaras de protecção. O estabelecimento foi citado também por servir álcool directamente do bar e por ter mais pessoas dentro das suas instalações do que os permitido por lei.

Na sexta-feira, o “Task Force” confiscou também álcool ilegal no valor d 10,000 mil dólares e prendeu duas pessoas que estavam a organizar um  evento numa área privada.

A “Task Force COVID-19”, é composta por membros do Departamento de Segurança Pública, Controle de Álcool e Bebidas e Aplicação do Código de Newark, informou ainda que vai continuar a sua acção de modo a fazer face ao aumento de casos de Covid-19 na cidade de Newark e no bairro Leste. A cidade pede também a colaboração de residentes, para que comuniquem potenciais ilegalidades observadas através do 973-733-6000.

RAS BARAKA FURIOSO E DETERMINADO:

“Não vamos dar tréguas a quem comete irresponsabilidades”

Durante a sua comunicação aos residentes de Newark via Facebook, Ras Baraka era um homem furioso e determinado, ao mesmo tempo que agradeceu o trabalho de todos os agentes que estiveram no terreno durante o fim de semana e que encerraram 5 estabelecimentos, por os mesmos não estarem a cumprir a Ordem Executiva, Baraka referiu,”Todos estes sítios no bairro leste que continuam a não ouvir, que continuam a ter 30 ou 40 pessoas no estabelecimento depois das 8 da noite, que estão completamente cheios, acima da lotação do estabelecimento, estão a colocar em causa a saúde e o bem-estar das pessoas, esses locais que continuam a organizar festas e ventos clandestinos, iremos encerrar esses locais, porque esses empresários  não se preocupam com a situação, com a saúde dos seus clientes”, adiantando de seguida, “não vão a esses sítios mesmo depois da pandemia… de facto, se esses locais continuarem a fazer isso iremos encerrar esses locais permanentemente, e assim não podem continuar a ir aí. Não iremos dar tréguas a quem comete este tipo de irresponsabilidades. É uma vergonha, que algumas pessoas continuem a fazer isso… têm que parar… não iremos deixar que isso aconteça, não iremos deixar que isso aconteça.”

Durante o fim de semana foram registados mais 250 casos de Covid-19 em Newark. Faleceu também um residente. Os números têm agora uma tendência positiva, estão a decrescer, mas Baraka refere “ainda é cedo para analisar essa tendência”.