TEM 22 ANOS, SOFREU BULLYING NA ADOLESCÊNCIA E, DIA 14 DE JANEIRO, PODE SER ELEITA MISS UNIVERSO 2022
Por HENRIQUE MANO | News Editor | Nova Iorque
Desde os 15 anos que Telma Madeira sonha com voos altos. Que sonha com o concurso Miss Universo! Daqui a cerca de um mês, no dia 14 de Janeiro de 2023, quando pisar o palco do Morial Convention Center, na cidade de Nova Orleães, estado de Luisiana, verá passar-lhe pelos olhos a oportunidade de se poder tornar na 71.ª Miss Universo.
Para trás ficou aquela menina franzina de Póvoa de Varzim que sofreu bullying na escola e está hoje a mulher forte de 22 anos com um mundo de oportunidades pela frente. Nos EUA para promover a sua candidatura, Telma Madeira falou ao jornal LUSO-AMERICANO após uma sessão de fotografias por locais emblemáticos de Nova Iorque – entre eles o Radio City Music Hall, Times Square, 42.ª Rua e Rockfeller Center.
“Tem sido uma experiência incrível, muito gratificante mesmo”, afirma a Miss Universe Portugal.
Sobre a participação no jantar do 101.º aniversário do Sport Club Português, em Newark, NJ, onde conheceu o embaixador Francisco Duarte Lopes, Telma Madeira diz: “É um clube muito unido e eu aprecio muito isso, sobretudo o facto de darem muito valor à cultura portuguesa. Acho que valor é mesmo a palavra melhor que podemos colocar aqui, porque um clube como aquele, fora de Portugal, tão unido, que dá tanto valor à nossa cultura, é de estarem muito felizes e realizados.”
A candidata vive com natural ansiedade a chegada da data para o grande dia… “Até hoje ainda não me caiu a ficha”, reconhece. “Sinto-me realmente muito feliz, já estamos a pouquíssimos dias de eu embarcar para Nova Orleães; neste momento estou em Nova Iorque, mas regresso a Portugal segunda-feira para terminar a minha preparação e, depois, partir rumo a Nova Orleães para representar o nosso fantástico país naquele palco onde eu há tantos anos desejava estar.”
Telma Madeira foi a escolha da CNB Portugal, que detém a franquia Miss Universo para o país, e que representa ainda competições como Miss Earth e o concurso-mãe, Miss Queen Portugal.
Para chegar a Miss Universo, a beldade poveira vai ter de passar uma entrevista preliminar e fazer dois desfiles – um em fato-de-banho e outro em vestido de gala. Provas que darão um acesso inicial às Top 20.
Telma não faz segredo sobre a causa que abraça: o combate ao bullying. “O mundo dá muitas voltas e eu só tenho a dizer que Deus está sempre no meu caminho e nada na vida acontece sem razão”, observa. “Eu estar aqui em Nova Iorque neste momento a realizar um dos meus sonhos e daqui a umas três semanas estar a realizar um sonho que tenho desde os meus 15 anos… é disso prova.”
Questões como a saúde mental e a educação fazem parte do seu projecto social – “isso para mim são coisas que me são muito chegadas. Fico mesmo muito contente que possa divulgar a minha história nesse sentido e que possa ajudar outras mulheres, outros homens a superarem-se e a acreditarem mais em si.”