Tempestade Tropical Debby atinge a Flórida… mas onda de efeitos afecta viajantes em Newark

Uma onda de voos cancelados e atrasados a- tingiu o Aeroporto de Newark na segunda-feira, enquanto a tempestade tropical Debby foi anunciada.

Segundo os meteorologistas as previsões apontavam para mais uma semana quente, úmida e de tempestade em Nova Jersey, o que acabou por se confirmar. Mas conhece as razões pode detrás disto? O Furacão Debby.

Apesar de ter descido de nível e passando a ser considerada uma tempestade tropical, provocou incômodos suficientes, não só aos habitantes da Flórida como em estados periféricos.

Partes do norte de New Jersey podem sofreram com tempestades dispersas na segunda-feira à noite, com fortes rajadas de vento.

De acordo com o website Flightaware.com, houve 113 cancelamentos e 266 atrasos no Aeroporto Internacional Newark Liberty até ao dia 5 de Agosto. A partir da tarde de segunda-feira, as companhias aéreas que cancelaram voos em Newark incluíram United (um total de 36), Republic (24), Spirit (24), JetBlue (8), GoJet (7) e American Airlines (5), entre outras.

A FAA informou que houve voos retidos em solo devido às chuvas intensas e que as partidas para o Aeroporto de Newark estavam atrasadas em média 43 minutos. Já na terça-feira à noite, a média de tempo de atraso dos voos que daqui partiam era de 2 horas e 30 minutos.

No domingo à noite, funcionários do mesmo local já tinham anunciado possíveis atrasos devido às “condições climáticas”, aconselhando os passageiros a verificarem junto das companhias aéreas pelas quais iriam viajar, o status do seu voo.

Cancelamentos e atrasos também foram relatados no Aeroporto Internacional da Filadélfia, para onde as autoridades federais recentemente transferiram o controle de tráfego aéreo do Aeroporto de Newark, devido aos seus problemas crônicos de falta de profissionais e tráfego congestionado.
O que nos espera então, enquanto residentes que não prevêem viajar, neste fim-de-semana?

Sexta-feira (9) será marcada pelos impactos da tempestade. Chuva (1 ou 2 inches a mais até sábado de manhã, ou em chaso de um episódio mais intenso, entre 2 a 4).

Humidade, vento e possíveis tornado, mas sem inundações severas.

Sábado e os dias seguintes serão melhores. Algumas pingas podem cair mas, no geral, o ceu estará mais limpo, com sol previsto e pouco vento; o tempo será mais seco, com temperaturas mais simpáticas por volta dos 80.ºF.

Não existem, de momento e segundo os meteorologistas, mais tempestades significativas no horizonte, para além de chuvas e trovoadas esporádicas.