THE W25’: Ticha Penicheiro entre as 25 melhores da WNBA
A portuguesa Ticha Penicheiro, que terminou a carreira em 2012, foi designada uma das 25 melhores basquetebolistas de sempre da Liga norte-americana feminina (WNBA), a comemorar um quarto de século.
“Claro que tinha esperanças e sabia que havia essa possibilidade, mas não dependia de mim e nunca se sabe até receber o telefonema. É um orgulho imenso olhar para aquela fotografia de todas as jogadoras e ver-me no meio delas. Estar ali como a única europeia e a única que não fala em inglês como primeira língua é uma distinção incrível. Talvez, a melhor de todas as distinções que já tive”, vincou a ex-base, de 46 anos.
A partir de um grupo inicial de 72 atletas, a WNBA formou um lote prestigioso, designado de “The W25” e revelado no passado domingo, em pleno intervalo da partida entre Chicago Sky e Las Vegas Aces (92-84), da fase regular da prova, em Chicago, no estado de Illinois.
Um painel de meios de comunicação social e pioneiros do basquetebol feminino dedicou-se desde Março à selecção das 25 figuras, que deveriam ter jogado pelo menos duas temporadas na WNBA e atender a critérios como desempenho e habilidade na quadra, liderança, espírito desportivo, contribuição para o sucesso colectivo e acções comunitárias.
“Ainda não estou em mim nem aterrei da nu-vem em que tenho estado nas últimas 24 horas. Quer dizer, já sabia desde quarta-feira, mas pediram-me que não contasse a ninguém”, contou a antiga ‘estrela’ de Sacramento Monarchs (1998-2009), franquia na qual se sagrou campeã (2005), Los Angeles Sparks (2010-2011) e Chicago Sky (2012).
Depois de ter homenageado 15 atletas já retiradas da competição e 10 no activo, entre as quais as reputadas Sue Bird (Seattle Storm), de 40 anos, e Diana Taurasi (Phoenix Mercury), de 39, a WNBA apela aos adeptos que escolham a melhor de sempre através de uma votação nas plataformas digitais da organização, extensível até 19 de Setembro.