TODO-O-TERRENO: João Ferreira repete triunfo na Baja de Portalegre
O piloto João Ferreira (Mini), navegado por Paulo Fiúza, venceu, sábado, a Baja de Portalegre em automóveis, última prova do Campeonato Nacional de todo-o-terreno, pela segunda vez consecutiva.
O piloto de Leiria terminou a prova alentejana com o tempo de 4:54. 16,3 horas, deixando o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) na segunda posição, a 2.21,6 minutos. João Dias (Can Am) foi o terceiro, a 2.39,1 minutos.
Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel, que se estreavam com o Prodrive Hunter, foram penalizados em 20 minutos no sector da manhã, por terem bloqueado o Mini de João Ferreira, abrindo caminho ao segundo lugar da geral provisória de Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk (Toyota Hilux).
Por sua vez, Al-Attiyah conquistou o título da Taça do Mundo FIA de Bajas em Portalegre e apelou da penalização de 20 minutos, podendo ainda subir do 12.º lugar em que terminou.
Nas duas rodas, Bruno Santos (Husqvarna) estreou-se a vencer.
O piloto da Husqvarna, bicampeão nacional de TT Rali Raids em 2018 e 2019, partiu para o dia de sábado na terceira posição.
No entanto, assumiu a liderança a meio do sector selectivo, terminando com 4.10,9 minutos de vantagem para o segundo classificado, André Sérgio (Beta). Gonçalo Amaral (Honda) foi o terceiro, a 8.40,2 minutos.
O campeão nacional António Maio (Yamaha), que conta com oito vitórias em Portalegre, quedou-se pela 19.ª posição, devido a uma fuga no tubo de gasolina da sua Yamaha.