TRADIÇÃO DA MATANÇA DO PORCO REGRESSA A FARMINGVILLE, NY

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O salão nobre do Portuguese-American Center of Suffolk de Farmingville, na região nova-iorquina de Long Island, foi palco domingo último de um jantar alusivo à tradicional Matança do Porco. O evento marca o regresso paulatino desta dinâmica agremiação à actividade associativa – após um ano de pandemia que impediu o cumprimento de um calendário geralmente recheado de festas e convívios.

Ainda respeitando as normas de segurança e saúde pública vigentes, apenas poucas dezenas de convivas preenchiam o salão – sabendo-se que a Matança do Porco leva geralmente centenas de associados ao Centro.

O presidente da colectividade, Luís Pires, subiu ao palco para agradecer a presença de todos e lembrar que não é ainda possível permitir um elevado número de pessoas no salão.

Se na cozinha e pelas mesas estiveram de serviço as voluntárias do grupo de Senhoras Auxiliares, também vários elementos directivos deram o seu contributo para que tudo corresse pelo melhor.

A componente gastronómica (à ausência, ainda, de animação musical…), foi a grande estrela da noite – não tendo faltado todos os pratos à base de carne de porco que fizeram as delícias de todos.

Foi notória a sensação de alívio e satisfação que muitos dos associados demonstraram com o regresso a esta nova normalidade.