TRANSFERÊNCIAS DE INVERNO: Sporting investe em Paulinho, Benfica em Veríssimo
O Sporting consumou a transferência mais cara da sua história no último dia do mercado de inverno em Portugal, que encerrou na segunda-feira, com Lucas Veríssimo inscrito pelo Benfica e sem novos futebolistas no FC Porto.
Entre avanços e recuos, os ‘leões’ oficializaram a contratação do avançado internacional luso Paulinho logo após o triunfo sobre o Benfica (1-0), no dérbi lisboeta da 16.ª jornada da I Liga, pagando 16 milhões de euros (ME) ao Sporting de Braga por 70% do passe.
O reforço mais desejado pelo treinador Rúben Amorim assinou por quatro anos e meio, ficou ‘blindado’ com uma cláusula de rescisão de 60 ME e suplantou os 11,85 ME investidos no holandês Bas Dost, recrutado aos alemães do Wolfsburgo em 2016/17.
Envolvidos no negócio, o avançado esloveno Andraz Sporar rumou por empréstimo ao Braga, dispondo de uma opção de compra de 7,5 ME no final da época, enquanto o defesa colombiano Cristián Borja assinou por três ME.
Além de Paulinho, o Sporting promoveu o regresso inesperado do lateral direito João Pereira a Alvalade, onde esteve de 2010 a 2012 e em 2015/16, com a perspectiva de terminar a carreira no verão, após quatro temporadas e meia nos turcos do Trabzonspor.
Já o lateral esquerdo brasileiro Matheus Reis deixou o Rio Ave para se juntar aos ‘leões’ nas últimas horas do mercado, com Rafael Camacho a fazer o caminho inverso, numa jogada tripla do actual líder do campeonato para atacar o título que foge desde 2001/02.
Realidade inversa expressou o campeão nacional FC Porto, ao descartar qualquer cara nova, à imagem de Belenenses e Boavista, forçado a adiar o negócio com o Desportivo de Chaves por Juninho devido a um súbito impedimento de inscrições.
O Benfica resolveu a ‘novela’ Lucas Veríssimo em meados de Janeiro, pagando 6,5 ME pelo defesa brasileiro revelado no Santos, e inseriu nos quadros da Liga de clubes o central argentino Germán Conti, regressado da cedência aos mexicanos do Atlas.