Tribunal condena EUA a pagarem 2,88 mil milhões de dólares por ataque independentista em 2018
Um tribunal iraniano condenou esta semana os Estados Unidos a pagarem 2,88 mil milhões de dólares de indemnização por um ataque na cidade de Ahvaz, no sudoeste do país, que matou 25 pessoas em 2018.
Segundo a agência de notícias IRNA, o tribunal responsabilizou as autoridades norte-americanas pelo estabelecimento do grupo árabe Harakat al Nidal al Ahwaz, que reivindicou a responsabilidade pelo ataque.
O grupo armado luta pela independência da província de Khuzistão, rica em petróleo, referiu ,ainda esta agência iraniana.
A decisão foi tomada depois de 64 familiares dos mortos e feridos no atentado terem movido uma ação judicial contra os EUA.
No ataque, quatro homens dispararam espingardas de assalto contra a tribuna das autoridades, durante uma parada militar organizada para assinalar o 38.º aniversário do início da guerra entre o Iraque e o Irão (1980-1988). Resultou na morte de 25 pessoas, incluindo mulheres e crianças, e ferindo outras 60.
O cidadão sueco-iraniano Farayola Chaab foi condenado à morte em 2023 por alegada participação na organização do ataque e por liderar o grupo árabe Harakat al Nidal al Ahwaz.
Os tribunais iranianos têm condenado com alguma frequência autoridades ou cidadãos norte-americanos a pagarem indemnizações por crimes alegadamente cometidos contra a República Islâmica do Irão, mas nunca receberam qualquer compensação.