Troca de “pipes” de chumbo tornou-se modelo nos EUA

Durante o período de 3 anos, o Programa de Substituição das Canos (pipes) de Chumbo da Cidade de Newark (LSLR) completou aproximadamente 24 mil substituições e sem custo financeiro para os residentes. No início desse ano, a Cidade celebrou a conquista com a presença de figuras eminentes, incluindo o “Mayor” Ras Baraka, a vice-presidente Kamala Harris, Michael Regan, administrador da EPA, e o governador Phil Murphy.

O esforço em prover água limpa, segura e potável a todos os residentes em Newark, NJ, foi iniciado em Março de 2019 como um programa de duração entre 8 a 10 anos. Em Setembro de 2019, a verba de $120 milhões oriunda do Condado de Essex eliminou o custo aos residentes e a data limite para conclusão do programa baixou para 3 anos.

Do problema à solução:

Newark deixou de ser o exemplo de um problema de saúde pública para transformar-se num modelo para outras cidades no que diz respeito ao combate à água para consumo doméstico exposta ao chumbo. Na ocasião, a celebração ocorreu depois da aprovação de uma lei de infraestrutura de ambos partidos, a qual aloca $15 biliões em verba federal para a substituição de canos de chumbo e acções similares por todos os EUA.

“Nós viemos aqui para destacar o que vocês conquistaram em Newark como um exemplo e modelo do que cidades em todo o nosso país são capazes de fazer, portanto, eu os agradeço por isso”, disse Harris.

“Eu tenho orgulho em dizer que nós completamos recentemente a tarefa gigantesca e sem precedentes de substituir todos os 24 mil canos de chumbo em menos de 3 anos”, disse Baraka na ocasião à média local.

“Nenhuma outra cidade já substituiu tantos canos tão rapidamente quanto nós e, consequentemente, temos sido chamados de ‘cidade modelo’ no que diz respeito aos canos de chumbo”, concluiu.

O inventário de canos da cidade, segundo arquivos públicos, registra que alguns canos de chumbo foram instalados ainda em 1880.