Trump ameaça sanções “em grande escala” contra a Rússia

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu hoje que está a ponderar a imposição de sanções “em grande escala” contra a Rússia para forçar negociações directas com a Ucrânia que conduzam a um cessar-fogo.

“À luz do facto de a Rússia estar absolutamente a martelar a Ucrânia no campo de batalha, estou a considerar sanções bancárias em grande escala, sanções e tarifas contra a Rússia até que sejam declarados um cessar-fogo e um acordo de paz final”, avisou Trump através da sua rede social TruthSocial.

“À Rússia e à Ucrânia: venham já para a mesa das negociações, antes que seja demasiado tarde”, concluiu.

Recorde-se que no último dia, e segundo Kyiv, as forças russas lançaram 67 mísseis e 194 ‘drones’ contra infraestruturas de gás ucranianas, tendo sido abatidos 34 mísseis e 100 das aeronaves sem tripulação.

As autoridades ucranianas comunicaram a ocorrência de bombardeamentos nas cidades de Kharkiv (leste) e Ternopil (oeste), onde foram danificadas infraestruturas energéticas pertencentes à empresa estatal Nafto-gaz.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, insistiu hoje numa trégua para a Ucrânia e na disponibilidade para trabalhar em prol da paz.