Trump garante que não tenciona criar nenhum Partido

Trump declarou este fim-de-semana que não vai iniciar um novo partido. “Temos o Partido Republicano, disse.”

Trump põe assim fim aos rumores de um novo partido político.

O ex-Presidente no seu discurso de domingo na Conferência de Acção Política Conservadora (CPAC) declarou claramente que não iria iniciar um novo partido político, depois de algumas especulações no mês passado de que o poderia fazer. “Não vamos começar novos partidos. Temos o Partido Republicano que vai unir-se e ser mais forte do que nunca,” disse.

A especulação de que Trump estava a considerar iniciar um novo partido começou no rescaldo do ataque de 6 de Janeiro ao Capitólio por uma multidão pró-Trump. Muitos republicanos condenaram Trump por convocar um comício em Washington, D.C., para o mesmo dia em que o Congresso estava preparado para certificar a vitória eleitoral do Presidente Biden. Também disseram que não fez o suficiente para travar o ataque quando a situação se tornou perigosa.

Mas a indignação dentro do GOP acabou por morrer e apenas um punhado de membros da Câmara dos Representantes e senadores votaram para impugnar Trump ou condená-lo pela acusação de impeachment de incitar a uma insurreição. À medida que o GOP começou a abraçar totalmente Trump novamente, a especulação de que iria iniciar um novo partido em grande parte morreu. No entanto, domingo foi a declaração mais definitiva de Trump de que está comprometido com o GOP.