Trump passa a vender bíblias, perfumes e calçado a apoiantes, para angariar fundos para a sua campanha eleitoral

Numa altura em que Donald Trump enfrenta crescentes obrigações financeiras devido a processos legais e a sua campanha está aquém na angariação de fundos, o candidato republicano pôs mãos à obra e começou a vender bíblias, perfumes e sapatilhas.

As bíblias “God Bless USA” incluem um cópia da Constituição americana, custam 60 dólares e estão a ser consideradas “bíblias patrióticas”, tendo inscrito o Juramento de Fidelidade, a Declaração dos Direitos dos EUA e o refrão da canção “God Bless the USA” do cantor Lee Greenwood.

“Vamos fazer a América rezar outra vez”, anunciou Trump na sua rede Truth Social, onde promoveu a venda das bíblias, “A Religião e o Cristianismo são as coisas que mais faltam a este país, e acredito mesmo que precisamos de as trazer de volta e rapidamente”, afirmou.

Apesar do seu preço, estas continuam a ser o item promocional que Trump decidiu lançar, comparando com os restantes. A edição limitada das sapatilhas “Never Surrender”, com a bandeira americana estampada em dourado, custam 399 dólares , enquanto que outros modelos $199 (“Potus 45” e “Red Wave”), sem taxas.

Trump lançou ainda um perfume para homens e outro para mulheres, com o nome “Victory 47, e que se encontram para venda por 99 dólares.

Embora as receitas das vendas das bíblias não revertam para a campanha de Trump, a expansão do ‘merchansiding’ que usa o seu nome e imagem (produzido por terceiros via licenciamento) acontece numa altura em que a campanha está bastante atrás da do presidente actual, Joe Biden, em matéria de angariação de fundos.

Uma análise do “Axios” realizada em Março concluiu que a campanha presidencial de Biden tinha mais do sobro do dinheiro (71 milhões de dólares) que a de Trump (33,5 milhões de dólares).

Também o Comité Nacional Democrata tem conseguido mais fundos ($26,5 milhões) em comparação com o Comité Nacional Republicano ($11,3 milhões).