Trump prolongou por 24 horas financiamento do Governo federal para evitar encerramento
O presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou domingo em prolongar o financiamento do Governo federal por 24 horas para evitar o seu encerramento, o que poderia ter ocorrido à meia-noite devido à falta de financiamento.
Vinte minutos antes da meia-noite, o prazo para o encerramento da Administração, Trump assinou uma lei aprovada por ambas as câmaras do Congresso.
A medida permite prolongar até à meia-noite de ontem, terça-feira o prazo para evitar o encerramento da Administração enquanto, em paralelo, as duas partes especificaram os detalhes de um pacote de estímulos destinado a mitigar os efeitos da pandemia na economia.
Esta extensão do financiamento federal é a quarta desde Setembro.
Já na sexta-feira, o Congresso decidiu prolongar o financiamento por dois dias para dar mais tempo aos Democratas e Republicanos para chegarem a acordo sobre o pacote de estímulos, o que veio a acontecer no passado domingo à noite. Esse plano de salvamento está incluído num projecto de 1.4 biliões de dólares destinados a financiar a administração até Setembro de 2021. Durante o fim de semana, ambos os lados conseguiram remover um dos principais obstáculos nas negociações: uma proposta republicana para restringir a capacidade de empréstimo de emergência da Reserva Federal, algo que os democratas temiam que iria restringir o futuro governo do presidente eleito Joe Biden.