TURISMO. Câmara de Ponte de Lima embarga obra de hotel de quatro estrelas no Castelo de Curutêlo
A Câmara Municipal de Ponte de Lima embargou a obra no Castelo de Curutêlo, que conta com um projecto de reconversão em hotel de quatro estrelas.
A medida resultou de uma “vistoria conjunta da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e da câmara municipal, na quarta-feira”.
O presidente da Câmara de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, explicou que a fiscalização permitiu detectar “uma intervenção dentro do paço que não estava devidamente licenciada”, apontando “a substituição de pavimentos, de cobertura e de reforço estrutural através da aplicação de uma cinta interior que, segundo os técnicos, parece ser em betão armado”.
O grupo Vila Galé, promotor da obra, será obrigado a implementar medidas de mitigação e correção.
Em causa está o Castelo de Curutêlo localizado na freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, em Ponte de Lima.
O paço Curutelo, de 1126 e de configuração acastelada, está implantado em área rural, na envolvente do monte de São Cristóvão dos Milagres ou do Curutelo, e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977.
Em 2022, foi adquirido pelo grupo Vila Galé, através da empresa Xvinus – Companhia Enoturística, Lda.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Ministério da Cultura sobre a reconversão, intervenção que considera estar a “destruir e descaracterizar” o imóvel.