Ucrânia. Central nuclear de Chernobyl alvo de ataque russo
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, desvalorizou, esta sexta-feira, as acusações do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que denunciou que um drone russo carregado de explosivos atingiu uma estrutura da central nuclear de Chernobyl.
“Provavelmente, estamos a falar de outra provocação, uma manipulação. É exactamente isso que o regime de Kyiv gosta e não hesita fazer”, disse, em declarações aos jornalistas.
Esta manhã, Volodymyr Zelensky disse que um drone russo carregado de explosivos atingiu uma estrutura que evita fugas de radiação na central nuclear de Chernobyl, no norte da Ucrânia.
“Esta estrutura de protecção foi construída pela Ucrânia em conjunto com outros países da Europa e do mundo, em conjunto com os Estados Unidos, em conjunto com todos aqueles que estão empenhados na verdadeira segurança da humanidade”, disse.
De acordo com a Presidência da Ucrânia, os danos são significativos, mas os níveis de radiação não se agravaram até ao momento.
Também a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou que um ‘drone’ atingiu instalações de protecção do reactor da central nuclear ucraniana.
O comunicado de Zelensky sobre o ataque foi difundido através das redes sociais poucas horas antes do encontro com o vice-presidente J.D. Vance na Alemanha.
Zelensky acusou a Rússia de ser o único país do mundo que ocupa centrais nucleares e faz a guerra sem se preocupar com as consequências.