Ucrânia nega envolvimento no ataque com “drones”contra Moscovo

A Ucrânia negou esta 3.ª feira qualquer “ligação directa” com o ataque de aparelhos não tripulados (‘drones’) contra Moscovo, mas previu que o número de ataques deste tipo irá aumentar na Rússia.

“Observamos os ataques com grande prazer e prevemos que o número de ataques irá aumentar, mas não temos qualquer ligação directa com eles”, disse o conselheiro da presidência ucraniana Mikhailo Podoliak.

A Rússia acusou a Ucrânia de ter lançado um ataque com ‘drones’ contra Moscovo numa operação que classificou como “acção terrorista”, causando dois feridos ligeiros e pequenos danos em vários edifícios.

Durante uma transmissão em directo no canal YouTube do jornalista russo Alexander Plushev, Podoliak comentou, a brincar, que o ataque a Moscovo se insere no “domínio da inteligência artificial”.

“Possivelmente, nem todos os ‘drones’ estão prontos para atacar a Ucrânia e querem voltar aos seus criadores e perguntar-lhes porque é que os lançam contra as crianças da Ucrânia, contra Kiev”, disse.

Podoliak disse que o que se passa em Moscovo não tem qualquer importância para a Ucrânia, e que o que o preocupa são as dezenas de ‘drones’ e mísseis lançados contra Kiev apenas nos últimos dois dias.