ÚLTIMO LIVRO DE VIAGENS E CULINÁRIA DO CHEFE ANTHONY BOURDAIN PASSA POR PORTUGAL

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

O mais recente livro do conceituado chefe norte-americano Anthony Bourdain, ‘World Travel: An Irreverent Guide’, publicado em Abril deste ano a título póstumo, dedica seis páginas a Portugal. A obra é ainda assinada por Laurie Woolever. Bourdain, que se suicidou num quarto de hotel em França em 2018, aos 61 anos de idade, esteve várias vezes em Portugal continental e ilhas, onde gravou segmentos para vários dos seus programas de televisão.

O novo livro, que sai sob a chancela da ‘Ecco’, é, de acordo com os seus editores, “um guia de visita a alguns dos lugares mais fascinantes do mundo – tal como o autor os conheceu e vivenciou.”

No livro, vem se a saber que Anthony Bourdain tomou primeiro conhecimento da culinária portuguesa e até mesmo de Portugal enquanto jovem lavador de pratos num restaurante em Provincentown, MA, onde grande parte dos habitantes é de origem lusa.

Uma das citações de Bourdain sobre Portugal no livro refere que “tudo em Portugal voltou a ser novo. Ou talvez não. Chego mesmo, muitas vezes, a acreditar que nada mudou.”

As páginas dedicadas a Portugal dividem-se basicamente entre as passagens do chefe por Lisboa e Porto, e pelas suas experiências no ‘Ramiro’ e no ‘Sol e Pesca’; na ‘Invicta’, Bourdain opta por mencionar a estação de comboios de Campanhã e os restaurantes onde comeu, ‘A Cozinha do Martinho’, ‘Cervejaria Gazela’ e ‘Café O Afonso’.

O livro propõe ainda aos leitores uma incursão a dois ex-territórios portugueses e suas gastronomias – Macau e Moçambique.

Anthony Bourdain nasceu em Nova Iorque e, para além de chefe de cozinha e apresentador de programas de TV, era igualmente jornalista. Formou-se pelo conceituado ‘Culinary Institute of America’ e, curiosamente, ganhou notoriedade ao escrever o seu primeiro livro em 2000 – ‘Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly’, sobre as suas experiências na cozinha do restaurante francês ‘Les Halles’, em Manhattan, cujo um dos proprietários era o português José de Meirelles.

Há três anos, Anthony Bourdain chocou o mundo da culinária ao suicidar-se num quarto de hotel em França, onde fazia gravações para a nova temporada da série ‘No Reservations’, transmitido pela CNN.

O livro está à venda por $35.