Último rei da Grécia e irmão da Rainha de Espanha morreu
O rei Constantino II da Grécia morreu na terça-feira, aos 82 anos.
O irmão da rainha Sofía de Espanha estava internado no hospital privado de Hygeia, em Atenas, na última semana, na sequência de um AVC. Nos últimos dias, as duas irmãs do último rei da Grécia, a rainha emérita de Espanha e a princesa Irene, viajaram para Atenas para estarem ao lado do irmão, assim como os cinco filhos do antigo soberano e da rainha Ana Maria, os príncipes Alexia, Pavlos, Nikolaos, Theodora e Philippos. Também os nove netos do rei se deslocaram até à capital grega para estarem com o avô.
De recordar que nos últimos anos Constantino apresentava um estado de saúde frágil, sofrendo de problemas crónicos e insuficiência respiratória. Por esse motivo, na primavera do ano passado, os antigos reis deixaram a sua residência em Porto Heli, onde viviam há vários anos, e mudaram-se para o bairro ateniense de Kolonaki, para estarem mais perto do hospital e da equipa médica que acompanhava Constantino.
Único filho varão dos reis Pavlos I e Frederica de Hanôver, Constantino II foi o último rei da Grécia, tendo reinado entre 1964 e 1973, ano em que foi proclamada a república. Em 1967, um golpe militar instaurou uma ditadura, que ficou conhecida como a Ditadura dos Coronéis, e que o rei acabou por legitimar.
No final do mesmo ano, e após um contra-golpe fracassado, foi obrigado a exilar-se, podendo apenas regressar à Grécia em 2009.