UMA ‘CAKERY’ INSPIRADA NOS SABORES DE PORTUGAL

Por HENRIQUE MANO | Jornal LUSO-AMERICANO

Quando a confecção de bolos se tornou mais importante na vida de Stacy Silva-Boutwell do que a actividade profissional que escolhera para si (formara-se em Sociologia e Antropologia pela UMASS-Dartmouth), a luso-americana trocou de imediato a ocupação de assistente social pela de chefe de pastelaria.

“Se chegares a um ponto da tua carreira profissional em que consideres que já deste tudo por ela, toda a tua energia, lança-te para algo novo e diferente”, sugere Stacy Silva-Boutwell. “Eu fi-lo. E não há nada como trabalhar para nós próprios.”

A chefe de pastelaria, autora de um livro (‘Easy Portuguese Cookbook: Recipes to Bring Home the Flavors of Portugal’, que também assina blogue de culinária (Portuguese American Mom) e é agora pequena empresária, seguiu o seu próprio exemplo e foi atrás dos seus sonhos. “Fui assistente social durante duas décadas”, conta. “A meio dessa carreira, comecei a fazer bolos e guloseimas para familiares e amigos; aos poucos fui levando as coisas mais a sério e quando dei por ela, estava a alugar a cozinha do restaurante que o meu tio [o cantor] Marc Dennis tinha em Fall River, o ‘Adágio’, para trabalhar.”

Em Novembro do ano passado, em plena pandemia, “encontrei um espaço em Westport, MA ideal para abrir o meu primeiro negócio e não pensei duas vezes… E aqui estou desde então” – e sem mãos a medir.

A Stacy Cakes Tea Shoppe & Bakery foi, reconhece, um “risco calculado, porque na verdade já tinha uma base de clientes muito fiel, que fui construindo nos últimos dez anos.”

Silva-Boutwell nasceu em Westport, no seio de uma família tipicamente luso-americana; a mãe, Natália Silva, é natural de Povoação e o pai, Tony, de Rabo de Peixe (ilha de São Miguel, Açores). Faria o liceu em Westport e seguidamente a universidade; autodidacta, foi aprendendo o que sabe de cozinha da mãe e dos ensinamentos da avó Olinda Mota.

Nas prateleiras da loja em Westport, tem desde a sua versão do pão-de-ló às queijadas açorianas (incluindo uma versão com sabor a coco), passando por scones, brigadeiros, brownies e bolos para todos os gostos. “O que mais faço são encomendas de bolos para todas as ocasiões e ao gosto do cliente”, nota. “Tento tornar realidade todas as fantasias da nossa clientela – já fiz um bolo em forma de uma lata de Spam, uma mala com um globo em cima e até um bolo com um gato a descer por ele abaixo.”

Às sextas-feiras “faço pão com chouriço, que desaparece num instante”…