Uma quinta luso-americana onde a natureza (mas não só) é a atracção… “THE FRANCISCO FAMILY FARM”

Paulo Francisco, natural da Serra do Bouro, Caldas da Rainha e a sua esposa Vivianna Acuña-Francisco, americana de descendência, por parte dos pais, colombiana, iniciaram em 2021 o projecto com o nome “The Francisco Family Farm”, mas, segundo contam os donos da quinta, em 2020, quando se mudaram para Matawan, New Jersey, não tinham ideia e não estava nos seus planos tornarem o quintal da sua casa numa quinta com animais que o público pudesse visitar.

Compraram a propriedade durante a pandemia decorrente da COVID-19 e trocaram uma área urbana por uma área mais rural com mais espaço e ar fresco. Entre brincadeiras, uns amigos compraram-lhes as 7 primeiras galinhas da quinta e, passado uns meses, acabaram por adicionar mais animais à sua família e por convidar amigos e família para brincar com os animais. Quando viram a felicidade que os animais traziam aos seus familiares, perceberam que estas interacções e experiências tinham de ser partilhadas com o resto da comunidade.

“Os nossos amigos Joel e Milene Palhais, naturais da Barra de Mira e os nossos filhos, Nico (26 anos) e Nina (22 anos), bem como os filhos do nosso casal de amigos, Emma (14 anos) e Bianca (10 anos), ajudam na quinta e cuidam dos animais.” “O Paulo e o Joel construíram todas as estruturas onde os animais habitam”, conta Vivianna.

É a experiência de estar tão próximo da natureza que querem partilhar com os outros, sentem-se abençoados por poderem viver numa quinta pois consideram ser uma experiência realmente única e querem torná-la num lugar onde as pessoas possam ir e relaxar, aproveitar o amor que os animais têm para oferecer naturalmente. Tem ainda como objectivo fornecer aos visitantes uma melhor compreensão de como funciona a vida na quinta e quais as características de cada animal que ali vive e os cuidados que têm de ter através de uma abordagem “hands-on” ou seja, ensinar como se cuida destes animais permitindo aos visitantes que o façam e, por exemplo, lhes dêem comida. “Esperamos que quem nos visite saía daqui com um melhor entendimento sobre animais e com um sentimento de leveza e memórias felizes com os nossos animais.”

A quinta está repleta de animais como, por exemplo, 5 cabras nigerianas anãs com os nomes de Pepito, Petunia, Penny, Piper e Pip. Pepito e Petunia são gémeos, nascidos em Dezembro de 2021 e Penny, Piper, e Pip são trigémeos, nascidos em Março de 2022. Dois cavalos e “Peanut” é o pônei Shetland, com origens na costa da Escócia; têm ainda patos Sebastopol, pavões, coelhos, galinhas poedeiras, dois gatos e, para “guardar” a quinta, fazem ainda parte da lista de animais os adorados cães Princess Vivian & Lola Francisco e a sua melhor amiga, Minnie Palhais.

O plano para esta primavera, segundo contaram em entrevista ao LUSO- AMERICANO, é construir um novo aviário e uma estrutura para que os coelhos possam passar tempo no exterior e que “permita aos nossos visitantes passarem mais tempo com eles e interagirem mais. Estamos neste momento à procura de Vacas Highland miniatura e cães Great Pyrenees”. Na propriedade da família Francisco, podem realizar-se, para além de visitas regulares por marcação, festas de aniversário para crianças, visitas de estudo, eventos corporativos e outros.

São muitas as actividades disponíveis, mas, para conseguir aproveitar de todas, este verão a quinta vai ter um programa de verão para crianças dos 6 aos 13 anos durante o mês de Julho, começando no dia 3 de Julho até ao dia 28 do mesmo mês.

Aulas de equitação, serão brevemente disponibilizadas, tal como outra actividade a realizar na quinta. Sendo uma quinta de família privada, não estão abertos ao público todos os dias mas aceitam visitas e eventos mediante marcação.

Alguns dos eventos planeados para os próximos meses são”Yoga com as cabras” e um evento “cocktails & mimos às cabritas” e ainda um dia dedicado a sessões de fotografia de páscoa com os coelhinhos.

Os eventos vão ser publicados no website Franciscofamilyfarm.com ou nos seus outros meios de comunicação. Pode marcar visitas através do website ou telefonando para (732) 857-1725; por e-mail: [email protected]