União Europeia quer ter cinco novos medicamentos contra a covid até final do ano
A União Europeia (UE) quer desenvolver até Outubro três novas terapêuticas para a covid-19 e mais duas até final do ano, anunciou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.
“Até Outubro queremos desenvolver três novas terapêuticas e mais duas até ao final do ano”, anunciou, na apresentação da estratégia sobre a terapêutica covid-19 para apoiar o desenvolvimento de novos medicamentos, salientando que “a luta contra a pandemia não se limita à vacinação”.
“Temos de tratar os nossos doentes e não apenas vacinar, a terapêutica é uma parte muito importante da resposta à covid-19”, disse a comissária, lembrando que há quatro vacinas aprovadas e apenas um medicamento, e sublinhando que a intenção é “acelerar a recuperação dos doentes”.
Segundo um comunicado, a estratégia apresentada abrange todo o ciclo de vida dos medicamentos, desde a investigação, o desenvolvimento e a produção até à aquisição e disponibilização.
Estão em revisão contínua pela Agência Europeia do Medicamento três tratamentos que usam anticorpos e, uma vez aprovados, poderá haver uma aquisição conjunta, como se fez para as vacinas, esclareceu Stella Kyriakides.
A Comissão elaborará uma carteira de 10 terapêuticas potenciais contra a covid-19 até Junho de 2021 e identificará as cinco mais promissoras.